Luena - O governador do Moxico, Ernesto Muangala, reprovou a postura de determinados gestores públicos locais que se furtam em ceder informação dos seus sectores aos Órgãos de Comunicação Social, violando o acesso a um direito constitucional.
Ernesto Muangala prometeu inverter o quadro, criando políticas que facilitem a relação entre os Órgãos de Comunicação Social (OCS) e os gestores públicos da província.
Ao responder as questões feitas por jornalistas durante um encontro de auscultação com a classe, promovido pelo governante, antecedida de visita às instalações dos OCS, Ernesto Muangala prometeu igualmente criar condições que melhorem a condição social dos jornalistas.
Na ocasião, a directora da emissora provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA), Florentina Dala, lamentou a escassez de recursos humanos e a problemática da substituição de funcionários em idade de reforma, bem como o mau estado físico da infra-estrutura.
O jornalista Cristovão Companhia, da Rádio Ecelsia, defendeu a necessidade se de cuidar de meios de transportes e materiais eletrônicos que facilitem a execução eficiente da actividade jornalística.
Essa é a primeira vez, nos últimos 10 anos, que um governador provincial visita os órgãos de comunicação social.