Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador reitera aposta na asfaltagem da estrada de Massangano

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Sexta, 23 Agosto de 2024 | 08h43
Governador Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar
Governador Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar
Dr

Ndalatando - O governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, reiterou, esta sexta-feira, a aposta na asfaltagem da via que liga Dondo à sede comunal de Massangano, no município de Cambambe, visando melhorar o acesso àquele local turístico.

O governante fez tal reafirmação à ANGOP, em Massangano, quando falava sobre os  entraves  ao desenvolvimento do turismo na província.

“Estamos a criar condições para que as pessoas visitem esse local e desfrutem da sua beleza natural e do seu passado histórico”, disse.

Esclareceu que o Executivo está a trabalhar para asfaltar os 22 quilómetros da via que liga Dondo ( sede municipal de Cambambe) a comuna de Massangano para que as pessoas façam turismo no local.

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, havia anunciado em Fevereiro último, para este ano a asfaltagem da estrada de Massangano.

A empreitada, de acordo com o ministro na altura, consta do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2024 e visa a melhoria da circulação de pessoas e bens nessa região turística do país.

O governador apontou que o mau estado das vias de acesso aos locais turísticos da comuna, continua a ser o principal entrave aos investimentos no sector do turismo nesta região do Cuanza-Norte.

Disse que muitos investidores nacionais e estrangeiros fogem em investir na localidade, por causa da degradação das vias de acesso que ligam a cidade do Dondo a Massangano, uma zona eminentemente turística.

Por este facto, frisou, o desenvolvimento do sector do turismo em Massangano passa necessariamente pela reabilitação da estrada da comuna.

Referiu que, nesta altura, o grande foco do turismo em Massangano está no Santuário a Nossa Senhora da Vitória, um monumento nacional construído no século XVI, que atrai todos os anos milhares de peregrinos, vindos de diversas regiões do país e do mundo.

Na opinião do governador, o turismo religioso na comuna, bem explorado, pode promover o emprego e a valorização do património cultural local.

João Diogo Gaspar mostrou-se confiante de que a mesma estrada seja asfaltada o quanto antes, para facilitar o acesso em melhores condições àquela localidade.

Necessidade de unidades hoteleiras

 

O governador referiu que a circunscrição necessita, também, de unidades hoteleiras, hospedarias e restaurantes, com vista a garantir alojamento a quem visita a região, tanto para fins turísticos, como para religiosos.

Para tal, sugeriu, o sector privado deve ter uma intervenção decisiva na construção dessas infra-estruturas, criação de empresas de transporte e promoção da cultura local.

Sublinhou que a região é virgem, não tem qualquer infra-estrutura hoteleira para acomodar os turistas.

Por isso, lançou apelo ao empresariado nacional e estrangeiro para direccionarem investimentos na região de Massangano, com fortes potencialidades turísticas.

Acrescentou que um factor que justifica a presença do empresariado, é que a sede da comuna conta com o abastecimento da energia eléctrica proveniente da Barragem de Cambambe e água potável.

"Há muitas oportunidades de negócios em Massangano. Estamos a convidar todos os interessados a investir para que o façam de modo a desenvolver a região", disse.

Manifestou a disponibilidade das autoridades locais em prestarem toda a colaboração necessária aos investidores, para favorecer a instalação, acesso aos espaços e resolver qualquer inquietação administrativa.

Locais de interesse turístico

A vila de Massangano já foi a capital provisória de Angola durante a ocupação de Luanda pelos Holandeses, no reinado do capitão português, Paulo Dias de Novais, falecido e sepultado na mesma localidade.

No local encontra-se ainda um cemitério onde jazem os restos mortais de 19 frades Capuchinhos, falecidos por doença, no reinado de Ngola Kiluanje.

Situam-se ainda na vila, o tribunal e a casa de reclusão, a primeira câmara municipal de Angola, o cruzeiro e praça dos escravos e a fortaleza de defesa dos portugueses contra a invasão dos holandeses, que seguiam pelo corredor do rio Kwanza.

 O santuário de Nossa Senhora da Vitória, construído no século XVI, é o grande atractivo para os visitantes, nacionais e estrangeiros.

O santuário acolheu entre os dias 16 e 18 a 14ª peregrinação anual que reuniu mais de seis mil fiéis nacionais e estrangeiros.

Juntaram-se, também aos peregrinos, 13 turistas de nacionalidades belga, inglesa, espanhola e portuguesa.

Localizada a 32 quilómetros da cidade do Dondo, 22 dos quais constituídos por estrada de terra batida, a comuna de Massangano apresenta, igualmente, características apropriadas para o desenvolvimento da agricultura.

É limitada a Norte pela cidade do Dondo, a sul pela comuna do Zenza-do-Itombe, a Leste pelo rio Kwanza e Oeste pela comuna de Dange-ya-Menha. DS

 

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+