Ndalatando - O governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, recomendou, sábado, a rápida conclusão das obras de construção de 450 casas sociais, na localidade do Quilómetro 11, onde serão acomodadas mais de 30 famílias desalojadas pelas chuvas, na cidade de Ndalatando, em finais de 2023.
O dirigente visitou o projecto, sábado, para se inteirar do andamento dos trabalhos, para o realojamento urgente dessas famílias, actualmente a viverem em contentores e em condições de acomodação inadequadas.
João Diogo Gaspar manifestou-se preocupado com a persistência da população em construir em zonas de risco, sobretudo em encostas de montanhas, esclarecendo que o projecto de transferência das famílias deverá ser realizado de forma gradual, acompanhado de outra iniciativa de distribuição de espaços para a auto-construção dirigida.
A directora do Gabinete de Planeamento e Estatística do Governo Provincial do Cuanza-Noite, Keila Lima, esclareceu que o projecto de construção das 450 habitações de tipologia T-3, iniciado em 2022, para um período de 26 meses, regista um ligeiro atraso devido a constrangimento de ordem financeira.
Com um financiamento de 4 mil milhões de kwanzas de nível central, a empreitada, que conta com uma execução física de 40 por cento e 20 por cento de pagamento, está a ser implementada por três empresas.
No quadro da sua actividade de campo, o governador visitou também os bairros Sassa, 28 de Agosto e Quibuangoma, onde se inteirou dos trabalhos de higienização do meio e recolha dos resíduos sólidos.
Acompanhado por uma delegação do seu pelouro, João Diogo ouviu as preocupações das populações e orientou a Administração Municipal de Cazengo a melhorar o processo de recolha do lixo, o reforço das acções de fumigação do meio e a eliminação das águas residuais que constituem fontes de várias doenças.LJ/IMA/AC