Dundo - Instituições governamentais, religiosas e líderes juvenis na província da Lunda Norte devem envolver-se mais no resgate de valores morais e cívicos na região, visando a consolidação do Estado Democrático e de Direito.
A posição é do governador local, Ernesto Muangala, que falava numa palestra sobre o tema, inserida nas comemorações do 45º aniversário da independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.
Apelou no sentido de se trabalhar com a juventude nas comunidades, a fim de haver mais respeito pelas pessoas e bens públicos.
Segundo o governante, não se constrói um Estado Democrático e de Direito se não se respeitarem valores morais e colocar-se em causa a convivência na adversidade, a tolerância politica e a preservação de bens comum.
Lamentou, no entanto, a vandalização de condutas de água, roubos de cabos eléctricos, de carteiras escolares e de parte dos caminhos-de-ferro que tem se verificado um pouco por todo o país nos últimos tempos.
No âmbito da efeméride, o governo da Lunda Norte prevê inaugurar, entre outras, o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, o Instituto Médio Politécnico e uma central térmica no município de Lucapa.