Cassongue – O governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, defendeu, no sábado, na vila do Cassongue, o aproveitamento integral e racional dos recursos hídricos da localidade, para alavancar o sector industrial, agricultura e social.
O município do Cassongue tem 13 rios e mais de uma dúzia de afluentes, entre eles o Rio Keve, Cubal e Nuto, com características que facilitam a recuperação das antigas e instalação de Mini-hidricas, bem como a construção de represas, rega e abeberamento do gado.
O governador falava num encontro com os membros da administração local onde analisaram aspectos relacionados com o sector económico e social, com maior realce para a execução de projectos incluídos no pacote do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
“Manifestamos o interesse de captar investimentos privados para que possam participar do aproveitamento das mini-hidricas no Cassongue, com a finalidade de, a longo prazo, dinamizar o sector no quadro dos projectos gizados pelo Ministério de Energia e Águas”, disse.
Job Capapinha sugeriu, no âmbito dos projectos para o sector de energia, aos privados investirem em Mini-hidricas de acordo com os dispositivos legais à luz das normas, para assegurar o fornecimento de energia as zonas onde a população tem carência de corrente eléctrica.
“ E temos, felizmente, no Cassongue muitos rios. O que falta é dinamizar algumas iniciativas que permitam o aproveitamento integral e ajudar as nossas populações”, realçou.
O município tem uma área de 420 mil hectares ( zona baixa) e 306 mil e 12 hectares ( zona alta), mas apenas são trabalhados 162 mil e 622 hectares pelo sector familiar e quatro mil 813 hectares pelo empresariado.
Na comuna do Dumbi, o governador visitou uma escola com sete salas de aula, para o ensino primário, que aguarda apenas a sua inauguração, financiada pelo PIIM, no valor de Kz 105 milhões.
A localidade tem outra escola em construção, na sede municipal, com sete salas de aula, com custos de Kz 111 milhões.
Actualmente existem 552 salas de aula no município e necessitam de mais 78 novas salas para inserir cinco mil 337 crianças que se encontram fora do sistema de ensino.
O governador radiografou ainda a nova central eléctrica, de onde foram instalados dois grupos geradores orçados em Kz 91 milhões 900 mil. Por esta altura decorrem obras de vedação do espaço, construção de reservatório de combustíveis, bem como a aquisição de 68 postos de iluminação.
O município do Cassongue tem uma população estimada em 117 mil habitantes.