Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador quer administradores municipais mais criativos

     Sociedade              
  • Huambo • Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 15h52
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, orientou, esta segunda-feira, os administradores municipais a serem mais criativos, proactivos e dinâmicos, para que a administração reflicta, de facto, no bem-estar da população.

O governador, que falava momentos depois de ter conferido posse a nove administradores municipais, seis dos quais de comunas que ascenderam à município, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa, disse ser importante que os gestores estejam permanentemente ao serviço das comunidades.

Sinalizou a necessidade de os novos gestores colocarem-se ao serviço da causa do desenvolvimento e do progresso, com a eliminação das vaidades e de outras acções que não agregam valores ao bem-estar social e económico das comunidades, para as quais é destinada a administração pública.

Aos administradores dos municípios do Bailundo, Chicala-Cholohanga e Mungo, encorajou o dinamismo e a criatividade, enquanto para os Alto-Hama, Bimbe, Cuima, Chilata, Galanga e Sambo, que ascenderam a esta categoria, no quadro da nova Divisão Político-administrativa augurou resiliência e a olharem o território com a máxima atenção.

“Estes municípios ainda não dispõem de infra-estruturas, como vias de acesso e outras importantes para o desenvolvimento, daí a razão de serem criativos, pois é mais fácil começar num território virgem do que num com equipamentos, cuja reabilitação exigem a destruição de outros (...)”, salientou.

Pereira Alfredo apelou ao aprimoramento da harmonia social e para a resolução dos problemas sociais, de forma conjunta.

O governador assinalou que uma das tarefas emergentes passa pela candidatura do município do Huambo, capital da província, entre as cidades mais criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) daí necessidade da articulação com o director do gabinete da Cultura e Turismo para a prospecção de actividades geradoras de rendimentos.

Para os seis novos municípios, o governador empossou Júlio Tchimbilundo de Paiva (para o Alto-Hama), Maria Luísa Liambango (Cuima), Carlota Chilonga (Galanga), Tomás Sancho Sumbelo (Bimbe), Aristides Chicuambi Ukuessunga (Sambo), Feliciana Jinga Lumbwambwa (Chilata).

Os mais recentes municípios, antes faziam parte do Bailundo (Bimbe), Caála (Cuima), Chicala-Cholohanga (Sambo), Londuimbali (Alto-Hama e Galanga) e Chilata (Longonjo), numa iniciativa do Executivo, aprovada a 14 de Agosto de 2024 e em vigor desde 5 de Setembro do mesmo ano, que visa aproximar os serviços públicos junto à população.

Na mesma cerimónia, o governador do Huambo empossou Celestino Piedade Chiquela (para administrador do município do Bailundo), João Kalupeteca Chieva (para o Mungo) e Adérito Chimuco Samucango (para a Chicala-Cholohanga).

Também foram empossados Jeremias Piedade dos Anjos Nambongue Chissanga (para director do gabinete da Cultura e Turismo), José Albano Canombo Manuel para o gabinete da Juventude e Desportos), João Lara Macuva Hotalala (para o gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas) e Avelino Menezes Novais (ao cargo de chefe do departamento Gestão de Resíduos do gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários).

Foram ainda empossados José Carlos Tombo (administrador adjunto para área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários do Alto-Hama), Henrique Silvério Catumbela (administrador adjunto do Sambo), Aurélio Chitumba Cachassile (administrador adjunto do Bimbe), Abílio Esmael Jamba (administrador adjunto da Galanga), Castro Ndavoca Epalanga (administrador adjunto do Ucuma) e Felícia Gomes Abel (administradora adjunta da Chilata).

A província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, era constituída pelos municípios do Alto-Hama, Bailundo, Bimbe, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chilata, Chinjenje, Cuima, Ecunha, Huambo, Galanga, Londuimbali, Longonjo, Mungo, Sambo e Ucuma.

Com uma população estimada em dois milhões 800 mil habitantes, contava, antes da nova Divisão Político-Administrativa, com 37 comunas e três mil 387 aldeias. ALH

 

 





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+