Sumbe – O governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, exortou, esta sexta-feira, os administradores municipais, a serem implacáveis no acompanhamento das obras em curso e no cumprimento pelos empreiteiros dos prazos estabelecidos.
Job Capapinha citou, a título de exemplo, a necessidade de se concluir a reparação dos 20 quilómetros de ruas do Porto Amboim, a retoma das obras nos cerca de 30 quilómetros da estrada Luhaty/Libolo, do sistema de água e energia no município do Seles, obras do âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Apesar de já terem sido adjudicadas, adiantou, algumas dessas obras não iniciaram efectivamente, por incapacidade técnica dos empreiteiros, estando, em face disso, em risco a manutenção dos respectivos contratos.
O governador do Cuanza Sul falava na abertura da reunião da V sessão ordinária do Governo, com participação de vice-governadores, assessores, directores de gabinetes e administradores dos 12 municípios da província.
Aconselhou os administradores a flexibilizarem e avaliarem a redifinição de alguns projectos, tendo em conta a especificidade de cada município.
No quadro do PIIM, dos 127 projectos inscritos no Cuanza Sul, 108 são de âmbito municipal, 10 provincial e nove central, entre os quais várias infra-estruturas sociais já estão concluídas e foram inauguradas, com destaque para sete escolas de sete salas de aulas cada.
Durante o encontro, os membros do governo tomaram conhecimento da situação da Covid-19 na província, da segurança pública e do grau de implementação de projectos financiados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimnto (PNUD), Fundo Global, bem como a abertura do ano lectivo 2021/2022.