Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer Mangueira, recomendou aos novos administradores municipais, hoje sexta-feira, em Moçâmedes, empenho, dedicação, rigor, disciplina e espírito de equipa ao trabalho.
O governante fez essas recomendações no empossamento dos administradores do Sacomar, Lucira e Iona, respectivamente, Conceição Luzete, Marilia Inácio e Aristides António Tumbo.
A estes novos responsáveis apelou-os a seguirem com as linhas de governação assentes no lema "Fazer mais e melhor, para a vida das pessoas concretas".
" No meu discurso de fim de ano, lançamos os eixos de governação para 2025 e cada administrador deve pegar neste texto e traçar os seus programas para melhor governação", enfatizou o governador Archer Mangueira.
No âmbito da nova Divisão Política Administrativa (DPA), a província do Namibe passa agora a contar com nove municípios, sendo Moçâmedes, Bibala, Camucuio, Tômbwa, Virei, Sacomar, Lucira, Iona e Cacimbas.
Nesta altura, falta a nomeação do administrador do município das Cacimbas.
Ainda no âmbito da reestruturação governativa para a província do Namibe, Archer Mangueira nomeou Abelardo Lemba, para exercer o cargo de administrador de Moçâmedes, em substituição de Domingos Correia, que agora passa a exercer as funções de Assessor do Gabinete do Governador para área Social.
No mesmo despacho, o governador nomeou Adilson Hach, para administrador do municipio do Tômbwa, em substituição de Abelardo Lemba.
Nesta reestruturação, o governador Archer Mangueira nomeou igualmente para director do Ambiente, Pedro Hangula .
Ficou desmembrado do Gabinete da Cultura e Turismo e da Juventude e Desporto, Baptista Matuca , do Gabinete da Educação e os chefes de Departamentos dos Gabinetes provinciais de Desenvolvimento integrado, do GEPE, obras Publicas e Accao social .
Os novos administradores do Camucuio, Lucira e Sacomar, em declarações à ANGOP, apontaram como prioridades nas suas acções governativas, os sectores da saúde, educação, agricultura e pesca, com a execução de projectos que visam a melhoria da qualidade de vida das populações.
Para o administrador do Municipio do Iona, Aristides António Tumbo, a prioridade singe-se na reactivação de um internato para acolher as crianças que se encontrar a estudar na vizinha República da Namíbia.
" vamos reviralizar o nosso internato, criando todas as condições de ensino e acomodação para então fazermos o retorno dos nossos menores à procedência e as suas famílias", enfatizou.
Apontou ainda a promoção de actividades turísticas, com ênfase para o Parque do Iona, como um dos elementos fundamentais para rentabilização e ajudar a alavancar a economia e desenvolvimento deste novo município.
Iona, com 16 povoações, uma cultura ligada a dança e o artesanato, conta com mais de 17 mil habitantes, na sua maioria criadores de animais. FA/SEC