Chinjenje - O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, orientou, esta quinta-feira, a conclusão de 10 obras inscritas no Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) e que estão paralisadas, há dois anos, no município do Chinjenje.
O governante falava à imprensa, depois constatar algumas obras da vila municipal do Chinjenje e interagir com os empreiteiros sobre a execução física e financeira das infra-estruturas sociais, iniciadas entre 2019 e 2020, cuja execução deveria ter sido de seis meses a um ano, de acordo com os contratos celebrados.
Das obras constatadas, destaca-se uma escola de sete salas de aula, os palácios do Administrador e da Justiça, a repartição da Saúde, a subestação de abastecimento de água e das vias terciárias e secundárias.
Sem precisar o orçamento e o total de obras escritas do PIIM no município do Chinjenje, Pereira Alfredo disse que os empreiteiros que assumiram a responsabilidade de executar os trabalhos na localidade devem cumprir com o contrato celebrado, para não impedir o desenvolvimento social.
Referiu que, da constatação feita, algumas obras estão concluídas e outras paralisadas, daí ter-se dado orientações exequíveis e necessárias, para que as empreitadas retomem, urgentemente, para estarem à disposição da população da municipalidade que muito almejam.
Pereira Alfredo frisou que cada uma das 10 empreitadas paralisadas está a ser analisada milimetricamente, tendo em conta as reclamadas das comunidades, pois, enquanto as cláusulas contratuais forem de cumprimento obrigatório, o governo está a exigir a sua retoma e conclusão.
Assinalou que o Chinjenje tem desafios enormes e urgentes que precisam ser resolvidos, nomeadamente as infra-estruturas urbanas da sede municipal, energia eléctrica e águas, vias secundárias e terciárias, entre outros, que serão resolvidos oportunamente, de forma gradual.
Durante a jornada de trabalho de algumas horas no Chinjenje, Pereira Alfredo interagiu com diversas franjas da sociedade, tendo prometido maior colaboração com as autoridades tradicionais e entidades religiosas, para a resolução dos principais problemas sociais e económicos que inquietam a população
Na localidade, o governador entregou, entre outros, instrumentos de trabalho como enxadas e catanas, motorizada de três rodas, quantidade não especificadas de adubo 12/24/12, amónio e ureia, charruas, moto-bombas e pulverizadores a 200 famílias camponesas, agrupadas em quatro cooperativas e duas associações agrícolas.
O município do Chinjenje possui 38 cooperativas agrícolas, 23 associações de camponeses, 88 escolas de campo e cinco fazendas.
Localizado a 118 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, o município do Chinjenje tem uma população estimada em 42 mil 658 habitantes, distribuídos em duas comunas (Chiaka e Sede). ZZN/JSV/ALH