Menongue – O primeiro governador da província do Cubango, José Martins, foi hoje, sábado, apresentado à população local, em acto orientado pelo ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca.
Ao proceder à apresentação, Dionísio Manuel da Fonseca disse tratar-se de um acto simbólico, mas já se impunha há algum tempo, a julgar pela dimensão da antiga província do Cuando Cubango, a segunda mais extensa do país, cuja gestão tornou-se muito difícil.
Nestes termos, justificou que o Presidente da República, João Lourenço, teve a iniciativa de alterar a Divisão Político-Administrativa do país, que permitiu dividir, no caso concreto do Cuando Cubango em duas províncias, sendo que a do Cubango passará a ter 11 municípios.
Com isso, pretende-se, segundo o ministro, que os serviços públicos estejam cada vez mais próximo e mais disponíveis das populações e promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da implementação de várias iniciativas e projectos públicos dos diversos sectores, destacando o sector das infra-estruturas, particularmente o da construção das estradas.
De acordo com o ministro, não é possível assegurar o desenvolvimento harmonioso do país sem que as vias que ligam os territórios estejam disponíveis.
Na sua intervenção, o governador José Martins disse ter recebido a missão com elevada responsabilidade e a consciência de cada vez mais tudo fazer para o bem-estar das populações e para o desenvolvimento harmonioso do território, assente no lema: “ Cubango, transformar e desenvolver".
Ao explicar o lema, argumentou que “transformar” porque é chegada a hora de dar passos significativos para a melhoria do rosto da província que venha dignificar o seu povo e todos os seus visitantes, bem como “desenvolver” porque precisa tirar a região do Cubango do actual cenário e elevá-la a patamares mais altos no domínio do desenvolvimento social.
Para a concretização de tal desiderato, o governador elegeu quatro pilares fundamentais, como sejam, o desenvolvimento do capital humano, a construção e melhoria das infra-estruturas, sobretudo as vias de acesso e melhorar a prestação dos serviços sociais às populações nos sectores fundamentais como a educação e a saúde.
O quarto pilar, conforme afirmou o governador, consiste em aumentar a produção agrícola para garantir a suficiência e segurança alimentar das famílias da região do Cubango.
Por isso, convidou a todos os cidadãos da província do Cubango, com destaque para a juventude, que é a força motriz, para que participem nesta empreitada ora iniciada, de formas a transformar e servir como pioneiros da transformação e desenvolvimento do território.
Testemunharam o acto de apresentação o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, o secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão, da Educação, Francisco Pacheco, do Interior, Arnaldo Carlos, da Saúde, Leonardo Inocêncio, representantes dos Ministérios das Finanças, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, administradores municipais, entre outros convidados.
José Martins foi o 13º e último governador da província do Cuando Cubango e torna-se, no quadro da Nova Divisão Político-Administrativa, no primeiro governador da província do Cubango. MSM/FF