Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, enalteceu, este domingo, o trabalho secular constantemente desenvolvido pela Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) na educação, saúde e assistência social dos cidadãos.
O governante falava no culto de inauguração do templo do Pastorado Sede Missão Académico, com capacidade para albergar cinco mil fiéis, numa cerimónia presidida pelo secretário-geral da IECA, Reverendo Luciano Chanhelela Chianeque, na presença de deputados à Assembleia Nacional e outras individualidades políticas do país
Na ocasião, o governante disse ser uma igreja com nobre missão e parceira incontornável do Estado angolano, daí que fica o firme compromisso do Executivo continuar a trabalhar de “mãos dadas” para edificar mais infra-estruturas capazes de conferir maior dignidade aos cidadãos.
Nesta senda, lembrou que estão concluídas as infra-estruturas do Campus Universitário da Missão Evangélica do Dondi, no município do Cachiungo, que é, com certeza, um contributo vivo do Presidente da República, João Lourenço, nesta parceria.
Referiu ser importante que a igreja e o Executivo angolano, cada um na sua missão, façam a sua parte, para o desenvolvimento do país, com foco numa convivência pacífica e sã.
Ao falar sobre o templo do Pastorado Sede Missão Académico, afirmou ser uma imponente infra-estrutura e obra de arte, que vai conferir a cidade do Huambo uma nova beleza arquitectónica e dignidade, que orgulha os cidadãos.
Acrescentou que a nova infra-estrutura obriga, no bom sentido, o Governo da província do Huambo a engajar-se na melhoria da plástica urbana da cidade, para que seja o melhor de se estar e completar as boas obras de arte erguidas.
O templo, cujas obras iniciaram em 2007, custou mais de 900 milhões de Kwanzas.
Possui 46 compartimentos, uma escola de 10 salas de aula (em funcionamento desde 2023), dois anfiteatros, uma biblioteca e gabinetes de apoio.
A IECA na província do Huambo possui 215 mil fiéis, 65 pastores em exercício e 13 reformados, 387 diáconos, 134 pastorados, com mais de mil congregações nos 11 municípios.
A IECA instalou-se em Angola a 11 de Novembro de 1880, por via dos missionários da junta americana de missões: Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller.
A igreja conta, nesta província, com cinco sínodos locais, nomeadamente Bailundo, Caála, Dondi, Elende e Huambo.
Foi reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. ZZN/ALH