Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador enaltece jornalistas pela promoção da província

     Sociedade              
  • Huíla • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 12h06
Encontro do governador da Huíla com jornalistas
Encontro do governador da Huíla com jornalistas
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango - O governador da Huíla, Nuno Mahapi, enalteceu, nesta quinta-feira, no Lubango, o empenho dos jornalistas da província, na divulgação das potencialidades da região, com o foco no bem-estar da população.  

O governante que falava no final do 2º Encontro interactivo com a classe, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas (SJA) da Huíla, afirmou que esses profissionais têm desempenhado o seu papel de forma “eficaz” e diversos assuntos só chegam aos gestores por meio dos órgãos de comunicação social.    

Destacou que o encontro é um exercício de cidadania importante porque comunicar é poder e quem o faz bem consegue aprender, elucidar as pessoas e evitar especulações.

Agradeceu o convite do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) na Huíla para falar de interesses comuns, que tem a ver com a vida dos jornalistas, assim como da província e da sua população.

 Jornalistas querem mais abertura das fontes

Ao falar do assunto, o repórter de imagem, das Edições de Novembro na Huíla, Arimateia Baptista, afirmou o balanço é positivo, mostra que o Governo local tem a classe como parceiro que contribuiu para o desenvolvimento da própria província.

Disse esperar por um olhar mais atento da governação em relação a classe, de maneira que mesma possa apoiar e participar melhor na governação.

Já a jornalista Belarmina Paulino, da ANGOP-Huíla, que participa pela segunda vez, ressaltou a necessidade  dos servidores públicos saberem lidar com os órgãos de comunicação social, por serem as principais fontes de informação credíveis para a promoção de uma  comunicação mais activa.

Para Arcanjo Felisberto, da Rádio Mais, é um encontro proveitoso por abordar temas que afligem a comunidade e quando chegados à comunicação social, devem repercutir-se no bem-estar das pessoas, por meio do Governo e suas políticas públicas.

Uma outra profissional, Angelina Casimiro, da Rádio 2000, ressaltou que dos vários assuntos abordados,  chamou-lhe a atenção o fraco reconhecimento que o profissional tem na Huíla, devido à falta de oportunidades locais, pois é mais fácil o jornalista crescer em outras províncias, que propriamente a sua.  

O secretário provincial do SJA, Amílcar Baptista, frisou que o objectivo foi de tornar os jornalistas mais próximos da governação, um encontro que serviu para a classe apresentar questões relacionadas com o acesso às fontes, condições de trabalho e ouvir do gestor,  entre outros assuntos, de  projectos em curso na província

“Conseguimos transmitir   alguns dados que se calhar as autoridades não tinham conhecimentos  e  doravante vai constar das suas prioridades, e como  para além de jornalistas, também somos cidadãos,  é nossa  missão informar e formar, mas para tal é preciso haver essa abertura  com a governação”, reforçou.  

Durante o encontro com a duração de quatro horas foram abordados sectores como a educação, saúde, vias de acesso, energia e água, turismo, segurança pública, desporto, ambiente e ainda a questão do saneamento a nível da cidade capital da Huíla.  

Participaram no encontro mais de 50 jornalistas, sobretudo dos órgãos como ANGOP, Edições de Novembro, TPA, Tv ZIMBO, Tv Girassol e as rádios Huíla, 2000, ISPI, Maranata, Mais e Ecclesia.

A província da Huíla tem uma população estimada em mais de três milhões de habitantes, distribuídos nos seus 23 municípios. EM/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Malanje regista primeira morte por cólera

 Sexta, 14 Fevereiro de 2025 | 21h18

José Jamona eleito novo secretário do SJA em Malanje

 Sexta, 14 Fevereiro de 2025 | 20h26

MPLA quer quadros formados em gestão pública 

 Sexta, 14 Fevereiro de 2025 | 20h16

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+