Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador enaltece contributo das igrejas no reforço da cultura de paz

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Sábado, 06 Abril de 2024 | 21h34
Culto ecuménico alusivo ao dia da paz na província do Cuanza Norte
Culto ecuménico alusivo ao dia da paz na província do Cuanza Norte
Lucas Leitão-ANGOP

Ndalatando - O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, enalteceu, neste sábado, o contributo das igrejas cristãs na moralização da sociedade e no reforço da paz e da unidade nacional.

João Gaspar destacou ainda a acção das igrejas na educação dos cidadãos, em prol do resgate dos valores cívicos e preservação dos bens públicos, como gestos de patriotismo e promoção da paz social.

O governante, que falava no culto ecuménico provincial, em saudação aos 22 anos do alcance da Paz e Reconciliação Nacional, a 4 de Abril de 2002, apelou as igrejas a promoverem a paz, através de palavras e gestos que asseguram a pacificação dos espíritos e unidade nacional.

Para João Gaspar, o contributo das igrejas no apoio ao Executivo para a promoção de acções que asseguram uma estrutura moral, espiritual e educacional das crianças, jovens e adultos, é alicerce da paz e unidade nacional.

Considerou a cultura ecuménica como um dos passos para a manutenção da unidade, tendo exortado os cidadãos para aderirem em massa a eventos que fortaleçam a paz, coesão e unidade nacional.

Instou a entrega de todos os cidadãos para manutenção da unidade nacional, através da promoção do espírito de tolerância e respeito pela diferença.

Já o bispo católico da Diocese de Ndalatando, dom Almeida Kanda, caracterizou a preservação da paz como um dever nacional, cuja manutenção deve envolver todos os angolanos.

Falando à ANGOP, no final do Culto Ecuménico Provincial, em alusão aos 22 anos do alcance da paz,  o prelado defendeu que nenhum angolano deve se eximir da preservação da paz sob pena de atraiçoar o patriotismo.

Todos os angolanos, continuou, devem assumir responsabilidades e competências para a consolidação da unidade nacional, como garantia da prosperidade de Angola,  para atingir níveis aceitáveis no contexto das nações.

O presidente da comissão inter-eclesial das igrejas cristãs no Cuanza-Norte, Manuel Armando, disse que os cristãos vão continuar unidos na promoção do perdão e do amor ao próximo.

O culto aconteceu no Cine Ndalatande e  contou com a participação de  fiéis de várias confissões religiosas, representantes de partidos políticos e entidades do Governo Provincial. LJ/IMA/OHA
 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Restos mortais do general "Bock" repousam na Sant’Ana

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 15h02

Luanda terá mais 100 escolas em dois anos

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 14h44

IALTURC produz 30 toneladas de massa alimentar

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 14h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+