Mbanza Kongo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, ofereceu na madrugada desta quarta-feira, em Mbanza Kongo, enxoval à primeira bebé nascida na Maternidade do Hospital Provincial do Zaire (HPZ).
Trata-se de Dorcas Elisabeth, que nasceu com 2,900 quilos nas primeiras horas deste ano de 2025, no Hospital Maria Eugênia Neto.
Segundo o directo-geral desta maior unidade sanitária da região, João Bamba, apesar de ser um parto de cesariana, a mãe e a criança estão em bom estado de saúde.
Na ocasião, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, disse que o gesto simboliza à solidariedade das autoridades às famílias da região neste período do ano.
Reafirmou o compromisso do Governo Provincial de continuar a promover acções tendentes a melhorar as condições de vida das populações, em geral, e das crianças, de forma particular.
Por sua vez, a mãe da bebé Mengene Elisabeth, de 22 anos de idade, disse ser um gesto de solidariedade e humanismo.
A acção solidária estendeu-se, também, às demais crianças internadas na pediatria do hospital provincial, onde o governador ofereceu brinquedos.
Entrega de motobombas às Administrações Municipais
Por outro, o Governo do Zaire fez a entrega, na terça-feira, de 20 motobombas aos municípios da região mais afectados pelas chuvas que caem com maior intensidade nesta parcela do território nacional.
Receberam os meios que visam fazer face às inundações que ocorrem na região, as Administrações Municipais de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Cuimba, Tomboco e Nóqui.
A iniciativa enquadrou-se no plano de contingência emergencial que visa acudir e mitigar os efeitos ou danos provocados pelas enxurradas um pouco por todos os municípios da província.
Desde o início da época chuvosa, as quedas pluviométricas na província já afectaram 853 residências, das quais 827 inundadas, 10 danificadas parcialmente, oito destruídas e igual número soterradas.
As chuvas provocaram, também, duas mortes e igual número de feridos. JL