Uíge - O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, rendeu hoje, sexta-feira, homenagem ao bispo emérito da Diocese desta região, Dom Francisco da Mata Mourisca, falecido no dia 16 deste mês, vítima de doença, aos 94 anos.
Depois disso, o governante assinou o livro de condolências, gesto seguido pelas vice-governadoras, entidades políticas, deputados, líderes religiosos e outras personalidades.
Em declarações à imprensa no final da missa, presidida pelo bispo da Diocese do Cuanza Norte, Dom Almeida Canda, José Carvalho da Rocha referiu que Mata Mourisca foi um homem humilde e sempre soube conduzir as suas ovelhas e várias acções na sociedade.
José Carvalho da Rocha acrescentou que Dom Francisco da Mata Mourisca estava sempre disponível e tudo fez para o desenvolvimento desta região, com realce para aposta na construção de vários estabelecimentos de ensino.
Já o bispo da Diocese do Cuanza-Norte, Dom Almeida Canda, referiu que Mata Mourisca dedicou-se durante vários anos ao serviço de Cristo e da sociedade, tendo reconhecido que foi um homem humildade, simples, bondoso, solidário e outras qualidades que vão permanecer nas memorias dos fiéis e da sociedade.
Em função disso, exortou os fiéis e a sociedade em geral a seguirem os seus exemplos, visando dar "vida" às comunidades, bem como trabalhar arduamente para engrandecer a Diocese do Uíge.
Lembrou que, desde o primeiro momento da sua chegada ao país, Dom Francisco da Mata Mourisca soube encarnar sempre a imagem do bom pastor e os valores do povo, tornando-se num autêntico angolano. EPP/JRE