Uíge - O governador provincial do Uíge, José de Carvalho da Rocha, defendeu, nesta terça-feira, maior rigor na fiscalização rodoviária, a fim de reduzir o número de acidentes de viação na região.
A província do Uíge registou, em 2023, 136 mortes e 733 feridos, em consequência de 648 acidentes de viação, um aumento de 46 mortes, 26 feridos e 66 acidentes, comparativamente ao ano de 2022.
O governante fez este pronunciamento quando intervinha na abertura da reunião ordinária do Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito, tendo considerado preocupante o aumento de vítimas de acidente de viação.
Por essa razão, o governante exortou o envolvimento de todos na educação e mobilização da população, sobretudo os jovens, sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito, uma medida que reduzir, consideravelmente, o número de vítimas de acidentes de viação.
Por sua vez, o director provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Uíge, João Peliganga, disse que serão colocados novos sinais de trânsito em várias vias, para manter informado os condutores e peões.
Quanto à formação sobre regras de condução para mototaxistas, disse que já foram formados mais de 600 condutores de motorizadas. Acrescentou que a iniciativa, que teve início no município sede, vai se expandir para outras localidades da região.
A província do Uíge controla 9 mil 456 mototaxistas e 465 taxistas. EP/JAR