Mavinga - O governador do Cubango, Lúcio Gonçalves Amaral, aferiu, nesta terça-feira, o grau de execução das obras sociais em curso no município do Luengue, a 160 quilómetros a sul da sede capital da província, Mavinga, inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Trata-se das obras de construção e em fase conclusiva de duas casas geminadas do tipo T3 para professores e enfermeiros da antiga comuna do Luengue, que passou a município, com a Divisão Político - Administrativa, em vigor desde o dia 1 do presente mês.
Depois da visita, Lúcio Amaral manteve um encontro com os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social (CACS), onde foram abordados assuntos relacionados com a situação socioeconómica desse novo município, acto testemunhado pelo administrador municipal da sede capital do Cuando, Mavinga, Bernabé Luís Baptista.
No final da jornada de campo, o 1º governador do Cuando entregou, às famílias camponesas da sede do município do Luengue, bens alimentares e sementes agrícolas diversas, para o reforço do fomento da agricultura, uma vez que regista-se regularidade das quedas pluviométricas na região.
De referir que, desde o dia 3 do mês em curso, Lúcio Amaral, nas vestes do 1º governador do Cuando, desde 28 de Dezembro de 2024, já avaliou, através de visitas, as condições de acomodação e prontidão dos efectivos do Comando da Polícia Nacional em Mavinga e da 31ª Brigada das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Igualmente visitou, na sede capital do Cuando, o mercado municipal, onde aferiu as condições de higiene e organização dos comerciantes, bem como radiografou, no novo município do Dima, antiga comuna que dista a 63 quilómetros de Mavinga, a execução, em fase conclusiva, de uma escola de sete salas de aula e um módulo apartamento para professores, inseridas no âmbito do PIIM.
Lúcio Amaral procedeu, igualmente, à entrega de bens alimentares de primeira necessidade e diversas sementes agrícolas, para o aumento da produtividade, nesta época de chuva.
A par das obras do PIIM, o governador aferiu igualmente o funcionamento dos centros de abastecimento de água potável, escolas e centros de saúde existentes nas duas municipalidades.
No âmbito do PIIM, o município de Mavinga foi contemplado com quatro projectos, sendo os dois já acima mencionados, bem a construção do Centro Integral Comunitário (CIC) e Centro Educacional Comunitário (CEC) e aquisição e montagem de tanques de água de 20 e 25 metros cúbicos, respectivamente, para sede capital do Cubango.
De referir que a província do Cuando, no âmbito da implementação da Divisão Político-Administrativa, tem como novos municípios Dima, Luengue, Mucusso, Chipundo e Luiana, tendo como antigos Mavinga, Cuito Cuanavale, Rivungo e Dirico. ALK/PLB