Menongue - O governador do Cubango, José Martins, anunciou, esta terça-feira, a execução, a partir de 2025, de programas viradas para a construção de aldeias urbanizadas, o fomento de actividades desportivas, de apoio às igrejas e da actividade agrícola.
O governante falava na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano.
Trata-se dos programas de envio, para fora da província do Cubango, de jovens para a formação nas especialidades de medicina e engenharia, para da resposta ao défice de quadros que aquela região atravessa.
José Martins fez saber da parceria, em curso, para o envio de jovens a distintas universidades no país, para os cursos de Medicina e Engenharia, para a garantia da redução do défice existente, por consequência das transferências e/ou abandono de quadros locais.
Conta ainda o projecto “Njivo Yangue” (Minha Casa), que visa garantir a melhoria das condições de habitabilidade da população e eliminar a existência de casas de capim nas comunidades, bem como a construção das aldeias a moda África, com os aldeões à volta e no centro o Jango e o Rei (Mwene).
Consta dos projectos, a serem executados através de uma parte do OGE 2025, avaliado em 122 mil milhões de kwanzas, o fomento da actividade agrícola e garantir a segurança alimentar e o lançamento do programa “Meu campo, minha Bola”, para massificação do desporto na comunidade, por um lado.
Por outro lado, prosseguiu, preparar as condições para o Cubango acolher os jogos escolares nacionais, a par do fomento agrícola, para assegurar a produção e a alimentação da população, com o aumento de criação de campos agrícolas comunitários nos 11 municípios da região.
Já com projecto “Meu templo, minha Alegria”, se irá apoiar todas as igrejas com o material de construção civil e instrumento musicais, para a melhoria dos templos e ambientes de cultos e missas.
Já no quadro da celebração, a 11 de Novembro de 2025, dos 50 anos da Independência Nacional, o governador do Cubango apelou à observância do lema” Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro Melhor”.
Para o político, é base deste espírito e calor que serão lançados os programas “Meu tempo, minha Alegria” e Njivo Yiangue”, acima mencionados, bem como da continuação dos pagamentos do programa de fortalecimento de protecção social Kwenda, nos municípios do Calai, Mavengue e do Savate.
José Martins espera dos seus colaboradores, para o ano de 2025, determinação, novas conquistas, união em prol do desenvolvimento da região, em que o amor e a solidariedade guiem os passos da política governativa local, em prol do bem-estar social da população local. ALK/PLB