Cuito Cuanavale - O governador do Cuando, Lúcio Amaral, aconselhou hoje aos jovens a apostarem na formação técnico-profissional, para que possam obter empregabilidade e participar do processo de construção dessa província.
Lúcio Amaral falava durante o encontro de conselho de auscultação local.
Para Lúcio Amaral, a formação técnico profissional dos jovens, sobretudo nas áreas de construção civil, engenharia diversificada, dará resposta à empregabilidade muito solicitada ao Governo, bem como responder às necessidades mais práticas da população.
Lembrou que muitas obras serão construídas na região do Cuando.
Citou também a formação no ramo agronomia, para a melhoria de práticas agrícolas.
Solicitou dos membros do conselho da comunidade local a ajudarem o Governo a reduzir os índices de vulnerabilidade das pessoas, com a boa gestão das transferências monetárias, no âmbito do Kwenda.
Depois de ter visitado as infra-estruturas da vila do Cuito Cuanavale, Lúcio Amaral, em declarações à imprensa, considerou positivo o trabalho de dois dias naquela municipalidade.
Avançou que constatadas várias preocupações, mormente nos sectores das obras públicas, educação, energia e águas, entre outras.
O Cuito Cuanavale, um dos nove municípios da província do Cuando, tem uma população estimada em mais 70 mil habitantes, distribuídos em 35.510 metros quadrados.
De referir que, com a Divisão Político - Administrativa, que deu a institucionalização do Cuando, o Cuito Cuanavale tinha três comunas, nomeadamente Lupiri, Baixo Longa e Longa, mas agora conta com uma comuna orgânica, Lupiri, e outra inorgânica, que é a Sede. ALK/FF/PLB