Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, reiterou esta quinta-feira, que a Comunicação Social joga um papel importante na consolidação da paz, da cidadania, da unidade e reconciliação nacional, o que exige dos seus profissionais uma postura patriótica e exemplar.
Numa mensagem de felicitações por ocasião do Dia do Jornalista, que hoje se assinala, Ernesto Muangala apelou a classe a exercer um jornalismo democrático, verdadeiro e inclusivo, com brio, escrúpulo, coragem, responsabilidade e um incessante sentido de serviço à comunidade.
“Por esta ocasião, o governador provincial da Lunda Norte, vem em seu nome e no do Governo, desejar as mais calorosas felicitações a todos os profissionais da Comunicação Social, pela árdua tarefa de manterem sempre informados os cidadão desta vasta província e além-fronteiras, nas mais variadas vertentes, onde o rigor, a isenção e imparcialidade tem sido o critério muito bem definido”, lê-se na missiva.
Por outro lado, reiterou que o governo local continuará, dentro das suas possibilidades, prestar apoio aos órgãos sedeados na província, para que possam desenvolver as suas actividades sem constrangimentos.
O Dia do Jornalista comemora a morte do jornalista e escritor Julius Fucik Checoslováquia, em 1943. Esta celebração foi instituída pela Organização Mundial de Jornalistas (OIP), em 1950.
No mesmo ano, Fucik recebeu o título póstumo do prémio Internacional da Paz do Conselho Mundial da Paz. Fucik é conhecido não só por suas contribuições para o jornalismo e a literatura, mas também por sua participação como líder da resistência anti-nazista na antiga Checoslováquia.
Essa celebração tem como objetivo homenagear o trabalho dos jornalistas profissionais, que ao longo da história têm desempenhado um papel fundamental, não só para informar, mas também na edificação da história mundial. Outro propósito do Dia do Jornalista é honrar a vida dos jornalistas que morreram no exercício da sua profissão. Este dia é celebrado a 8 de Setembro.