Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, destacou, esta segunda-feira, em Saurimo, o contributo da responsabilidade social das empresas mineiras que trabalham na região, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Falando à ANGOP, o responsável realçou que o Governo tem tirado bom proveito no âmbito da responsabilidade social das mesmas, em diversos sectores, construindo escolas, sistema de água, electrificação, iluminação pública, energia, entre outros.
Realçou que a Sociedade Mineira de Catoca (SMC), dentro da sua responsabilidade social, enquadrada no âmbito do protocolo firmado com executivo local, construiu sistemas de águas, electrificou e colocou em alguns bairros iluminação pública.
Daniel Neto adiantou que está em construção o Polo Universitário de Saurimo, que vai acolher dois mil e 300 estudantes, cujo projecto está a ser financiado pela ENDIAMA e SODIAM, num valor de USD 40 mil, assim como uma escola de 14 salas de aulas.
Explicou que os apoios no sector da educação, não se circunscrevem apenas na construção de escola, mas também na vertente da formação académica no ensino geral e universitário, proporcionando algum incentivo financeiro.
Porquanto, em 2020 foram implementados os programas Catoca Aluno e o Académico, enquadrados no memorando entre o Governo da Lunda Sul e a (SMC), que beneficiaram mil e 270 pessoas, visando garantir a formação académica dos mesmos.
Segundo o governante, estas acções demonstram o quanto se tem aproveitado os benefícios da responsabilidade social das empresas mineiras, por este facto, a parceria tem estado a fortalecer cada vez mais, estruturando vários projectos, dos sector da saúde e educação.
“Temos sido muito bem correspondidos com as referidas empresa, os feitos falam por si, acrescentando que, em breve, o sector da saúde vai beneficiar de um projecto de grande envergadura que irá abranger as crianças” afirmou. MG/JW/VIC