Icolo e Bengo - O governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, exortou esta sexta-feira os jovens a se dedicarem a formação académica e técnica e profissional, de modos a garantirem um futuro promissor.
O governante deixou o conselho durante um encontro que manteve com cerca de 200 jovens, membros da sociedade civil, com o objectivo de ouvir os seus anseios e dar-lhes sugestões de investimentos com a ajuda das administradores municipais.
Segundo o governador, os apoios para os jovens serão prestados no âmbito dos vários projectos do governo, como os de combate a fome e pobreza.
Auzílio Jacob incentivou os jovens a organizarem-se em cooperativas para poderem beneficiar de créditos e iniciarem os próprios negócios, seja na área da agricultura, comércio, corte e costura, construção civil, criação de gado e aves, prestação de serviços, entre outros.
"Vamos criar uma zona industrial do Icolo e Bengo, onde estarão pequenas fábricas de processamento de tomate, mandioca, batata e hortícolas", anunciou o governador.
No capítulo da ajuda a formação, o responsável fez saber que será prioridade do governo local, transformar os magistérios e puníveis em institutos médios técnicos, por considerar que estes acrescentam mais valores ao processo de ensino e aprendizagem.
Aos jovens com pretensões de obter terreno para a construção de habitações e para a prática da agricultura, o governante tranquilizou, garantindo que em tempo oportuno, serão loteados espaços para o efeito e distribuídos dentro dos marcos legais e sem burocracia.
Na ocasião, Benvindo André, presidente da Associação de Promoção de Empregabilidade Juvenil, disse que o governador está a mostrar que tem foco e objectivos bem definidos em prol do desenvolvimento da província e do bem-estar dos cidadãos.
Para o vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude, Sebastião Maurício, é necessário que todos os jovens se disponham em apoio a execução dos projectos sociais programados pelo governo, visando a elevação da melhoria das condições sócio-económicas dos cidadãos, das infraestruturas dos municípios, entre outros.
Este é o primeiro encontro que o governador Auzílio Jacob mantém com a sociedade civil da Província do Icolo e Bengo. AJQ