Luanda- O governador de Luanda, Manuel Homem, aconselhou, nesta quarta-feira, à população a respeitar e preservar os princípios cívicos e morais, para a construção de uma sociedade cada vez melhor.
O governador fez este pedido durante uma homenagem, no Lar da Terceira Idade "Beiral", a idosa Deolinda Domingas Manuel, alusivo aos 447 anos da cidade de Luanda, que hoje, quarta-feira, se assinala.
A idosa, que nasceu na província de Malanje, comemora hoje, quarta-feira, 105 anos de idade e reside no lar beiral a 1 ano.
Manuel Homem considerou que o respeito e a humanização devem fazer parte dos habitantes de Luanda, especialmente neste dia comemorativo da cidade capital.
Conforme o governador, se cada cidadão transmitir um gesto de amor e um sinal de compreensão e aproximação, o país só tem a ganhar e engrandecer.
Adiantou que a visita ao referido lar teve como objectivo comemorar o aniversário natalício da idosa, uma vez que a cidade capital celebra os seus 447 anos.
"A província de Luanda é sinonimo de amor ao próximo e num dia como hoje, por ser especial, os cidadãos merecem uma maior atenção e protecção", salientou.
O governador fez a entrega, na ocasião, de bens alimentares aos idosos do Beiral e garantiu que as preocupações apresentadas pela referida instituição da terceira idade serão respondidas o mais rápido possível.
Por sua vez a directora-geral do lar da Terceira idade Beiral, Ana Alexandre, sublinhou que a instituição enfrenta algumas dificuldades como a falta de transporte e recursos humanos.
Para este ano, disse, tem como desafio o termino da escola, que visa ajudar os idosos a aprender actividades lúdicas.
O Beiral foi construído em 1963 e conta com dormitórios totalmente renovados, espaços de lazer, refeitório, entre outras dependências. Localizado no distrito urbano do Rangel, município de Luanda, a instituição acolhe cerca de 106 idosos, entre homens e mulheres.
Fundada em Janeiro de 1576, quando o português Paulo Dias de Novais e os seus correligionários ancoraram na Ilha das Cabras (actualmente Ilha do Cabo), Luanda situa-se na região centro-norte do país, na zona costeira do Oceano Atlântico, com uma extensão territorial de 18 mil 826 quilómetros quadrados.
Segundo a projecção do Instituto Nacional de Estatística (INE), feita em finais de 2018, Luanda continua a ser a província mais populosa de Angola, com 8,2 milhões de habitantes (estimativa para 2019), o que, na altura, representava 27,3% dos mais de 30 milhões de angolanos residentes no país.
Essa população está distribuída pelos nove municípios que compõem a província de Luanda, nomeadamente Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Cazenga, Luanda, Viana, Icolo e Bengo, Quissama, Talatona e Belas, compostos por vários distritos urbanos e diversas comunas.