Luanda - O governador da província de Luanda, Manuel Homem avaliou, esta sexta-feira, no município de Luanda, o grau de preparação das infra-estruturas de drenagem, face à aproximação da época chuvosa, com início oficial a 15 de Agosto.
Manuel Homem constatou o processo de limpeza das valas de drenagem do Rio Seco, da rua da Camuxiba e do Zamba 2, na rua da pracinha, no município de Luanda, onde os trabalhos de retirada dos resíduos sólidos e entulhos continuam a decorrer com normalidade.
Durante a visita, o governador orientou ainda a desobstrução do sistema de drenagem ao longo da estrada da coreia que impede o curso normal das águas até a vala do rio Seco, bem como a retirada das vendedeiras que se encontram na rua António Agostinho Neto, bairro Azul.
Em declarações à imprensa, o governador Manuel Homem referiu que o trabalho de limpeza consta do programa de manutenção das valas, sarjetas e bacias de retenção a nível da província de Luanda, no sentido de minimizar ao máximo as consequências que a província sofre devido à chuva.
Neste quadro, o governante reconheceu as dificuldades que a província se debate durante a época chuvosa, tendo referido que uma das soluções encontradas é garantir a contínua manutenção dos órgãos de drenagem, processo que decorre em toda extensão de Luanda.
Assim sendo, mostrou-se também preocupado com o grau de civilidade das comunidades que continuam a fazer o descarte dos resíduos sólidos a nível das valas, facto que obriga a realização de campanhas de sensibilização dos moradores residentes ao longo das valas de drenagem, informando que está a ser realizadas várias intervenções a nível dos municípios de Viana e do Cazenga.
A nível da província de Luanda, o período chuvoso traz consigo inúmeros constrangimentos, desde ruas intransitáveis, casas e instituições públicas/privadas inundadas, derrube de árvores, bem como transbordo das valas de drenagem e bacia de retenção. ANM/PA