Luanda - O governador da província de Luanda, Manuel Homem, anunciou este domingo, estar em elaboração um programa de avaliação do posicionamento das igrejas de Luanda, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo e o Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos (INAR).
Falando à imprensa, à margem do culto de celebração dos 125 anos de existência da Igreja Evangélica em Angola (IEA), disse, sem avançar a data da sua entrada em vigor, que o programa prevê acções muito concretas relativamente à poluição sonora.
De acordo com Manuel Homem, à semelhança do reordenamento do comércio, o programa vai prestar ainda uma atenção às igrejas que têm surgido sem legalização e sobre o fenómeno da proliferação de seitas religiosas em Luanda.
De acordo com um relatório da Assembleia Nacional divulgado em 2017, o país tem mil e 111 igrejas legalmente reconhecidas e outras 827 denominações que ainda aguardam o reconhecimento ( A maioria está em Luanda).
O relatório refere que a cada quarteirão de centros urbanos de Luanda existem cerca de cinco denominações religiosas, a maioria localizadas em bairros criados depois da independência do país, entre 1979 a 1990, designadamente Palanca, Rocha Pinto, Mabor, Petrangol e Golfo I e II. SJ/PPA