Quiçama – O governador provincial de Luanda Manuel Homem orientou, esta segunda-feira, na vila da Muxima, sede municipal da Quiçama, o conselho de auscultação social que congregou todos os responsáveis dessa circunscrição.
O governador está no município para dois dias de trabalho e durante a reunião foram afloradas as principais preocupações que inquietam os munícipes, como sejam, a falta de água potável, de vias de comunicação em todas as cinco comunas do município, bem como dificuldades de comunicação.
À margem do encontro, a administradora municipal da Quiçama, Elizabethe Rafael, fez saber que o município tem múltiplos problemas e a sua solução passa, em primeira instância, na melhoria das vias de acesso.
“Para levarmos qualquer serviço às comunidades, precisamos de vias de acesso e estas, praticamente não existem”, afirmou.
Segundo a gestora, para se aceder a algumas localidades do seu município, só é possível em camiões de grande porte como os de marca Oral e, em outras, só passando pelas províncias do Cuanza Norte e Cuanza Sul.
No seu primeiro dia de trabalho na Quiçama, o governador visitou quatro escolas e uma biblioteca em construção, na comunidade do Coxi, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), uma das quais já concluída.
Para terça-feira está prevista uma visita a comuna do Demba Chio, passando pelos bairros CCT, Mucolo Mienga, Salinas, Culemba e Camona.
O Município da Quissama conta com uma população estimada em 45 262 habitantes (censo 2014), uma área territorial de 12 046 quilómetros quadrados, sendo assim o menos populoso dentre os municípios da província de Luanda.
É limitado a norte pelos municípios de Viana e Icolo e Bengo, a Leste pelos municípios de Cambambe (Província do Cuanza Norte), Libolo e Quibala (Província do Cuanza Sul), a Sul pelos municípios de Quilenda e Porto Amboim (Cuanza Sul), e a Oeste pelo Oceano Atlântico.
Além da comuna da Muxima, compõe-se também pelas comunas de Demba Chio, Quixinge, Munbondo e Cabo Ledo. Parte do município é ocupada pelo Parque Nacional da Quissama. AJQ.