Luena – O governador provincial, Gonçalves Muandumba, orientou, nesta segunda-feira, ao novo administrador municipal do Moxico a acabar com o fenómeno ocupação ilegal de terrenos. na cidade do Luena
O governante, que falava na cerimónia em que conferiu posse aos novos administradores municipais do Moxico (sede), Quintas Sempieca, e da Cameia, Antônio Fidel Chinhama, disse constatar o crescimento de conflitos na gestão de terrenos, principalmente na ocupação da reserva fundiária do Estado.
Para se inverter a situação, Gonçalves Muandumba exigiu maior actuação das administrações, agindo em conformidade com a Lei em vigor no país.
Recomendou, igualmente, mais diálogo com os munícipes, dinamizando as comissões de moradores, bem como estabelecer maior abertura com à imprensa, com vista a resolução dos problemas ds comunidades.
Noutra vertente, o governador pediu maior atenção na melhoria do saneamento básico, principalmente, no Luena, incentivando a participação no processo de higienização da cidade, por intermédio do pagamento de taxas fiscais.
Na ocasião, o novo administrador do Moxico, Quintas Sempieca, prometeu que durante a sua administração vai envolver os munícipes, para juntos identificarem as prioridades.
Quintas Sempieca, formado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia, torna-se no quinto gestor do Moxico nomeado em apenas um ano e o 19º desde o pós- independência.
De 38 anos, Quintas Sempieca substitui António Manuel Saualissa que se manteve no cargo durante quatro meses.
Já o novo administrador da Cameia, António Fidel Chinhama, sucessor de Waldemar Salomão, disse que vai impulsionar o sector da Agricultura, trabalhando na legalização e capacitação das cooperativas existentes, bem como advogar na solicitação de créditos, com vista a catapultar o sector.
Na mesma cerimônia foram empossados os novos directores do gabinete do Governador provincial, bem como seu assessor.