Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, apelou, esta quarta-feira, à população local a engajar-se mais nas acções voltadas para o desenvolvimento social e de transformação desta região na melhor “banda” para se viver.
O governante, que falava à imprensa, após testemunhar ao espectáculo de pirotecnia, decorrido no largo do mercado municipal do Huambo, na parte Baixa da cidade, afirmou ser importante trabalhar todos para tornar o futuro da província mais próspero.
Pereira Alfredo, que tem como slogan “Huambo é a Banda”, disse que, apesar de os desafios serem enormes, facilmente serão vencidos, pois bastará o empenho, a dedicação e o engajamento de cada um, para fazer o melhor.
“Penso que nasce um ano, nasce esperança, mas tem que se trabalhar com o contributo de todos àqueles que fazem desta província a melhor banda”, enfatizou.
As boas-vindas a 2025
Crianças, jovens e adultos, na sua maioria, vestidos de brancos, que simboliza a paz, afluíram ao largo do mercado para dar boas-vindas ao novo, que esperam ser de grandes realizações em vários domínios.
Com os olhos virados para o céu, cada um, incluindo dirigentes, tentava procurar o melhor ângulo para fotografar o momento, enquanto outros dançavam aos vários estilos de dança seleccionados para brindar o novo ano, num ambiente de optimismo e solidariedade.
Num ambiente bastante calmo e sereno, após o brinde e o famoso abraço de despedida de 2024 e boas-vindas ao novo ano, foi visível a presença de vários cidadãos nas principais artérias da cidade, uns em direcção à casa e outros a procura de espaços para se divertir com os amigos e dar continuidade à festa.
A calma da urbe, com um total de 26 festas de réveillon autoridades pelo gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, resultou do facto de os Órgãos de Defesa e Segurança estarem a desenvolver uma série de operações, com o objectivo de fazer com que a população desfrute da passagem de Ano em plena tranquilidade.
Recorde-se ao nível desta província foi autorizada a realização de 56 festas de réveillon, sendo 26 no município do Huambo, nove no Bailundo, sete na Caála, quatro no Longonjo, três no Chinjenje, duas Cachiungo e igual número para o da Chicala-Cholohanga.
A par destas, segundo o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude de Desportos na província do Huambo, Jeremias Piedade, constam 12 vigílias religiosas e 10 festas familiares.
Com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, a província do Huambo, que a partir deste ano passará a contar com 17 municípios contra os 11 anteriores, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa, possui uma população estimada em mais dois milhões 800 mil habitantes. ALH