Golungo Alto - Mais de trinta milhões de kwanzas foram disponibilizados pela Administração Municipal do Golungo Alto, na província do Cuanza Norte, para projectos que visam a formação profissional e o empoderamento de mulheres, soube a ANGOP.
A verba está a servir para aquisição de kits de formação profissional nas áreas de informática, pastelaria, cabeleireiro, decoração, fabrico de sabão e corte e costura.
Segundo a administradora municipal, Maria Inácio Jerónimo, o projecto iniciou com a formação de mais de 60 mulheres na área do empreendedorismo e de formadores para cabeleireiro.
Além da aposta na formação profissional, o projecto prevê a distribuição de terras mecanizadas a mais de 60 camponesas, com o objectivo de aumentar a produção e a renda de famílias vulneráveis.
“Emponderar uma mulher é empoderar uma sociedade. Quando uma mulher não tem recursos financeiros e formas de sustento, os filhos passam fome. Nós estamos a criar todas as condições para inverter essa situação”, sustentou.
Inserido no Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Probreza, a acção, que vai decorrer de Setembro a Dezembro deste ano, prevê também a componente de construção de infra-estrururas sociais e rurais, assim como o apoio à juventude, com o projecto Agro-jovem.
Este ano, informou, os jovens serão apoiados na criação de uma cooperativa de moto-táxis e com a aquisição de motorizadas.
Com uma extensão de 1.989 quilómetros quadrados e uma população estimada em 33.834 habitantes distribuídos pelas comunas de Kiluanji, Cambondo, Cerca e sede municipal, o Golungo Alto dista 56 quilómetros a Oeste de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte. EFM/IMA/CRB