Malanje- Gestores Públicos da Região Norte do País, participam desde hoje, segunda-feira, numa acção formativa sobre Introdução ao Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano Local, visando o fortalecimento das suas competências em gestão urbana nas respectivas áreas de jurisdição.
Trata-se de directores municipais e técnicos de planeamento territorial sustentável das províncias de Malanje, Cuanza Norte, Bengo e Uíge, que durante seis dias vão ainda abordar matérias relacionadas com o desenvolvimento equilibrado das cidades e a melhoria da qualidade de vida da população.
A acção formativa, uma iniciativa da Escola Nacional de Administração e Politicas Públicas (ENAPP), vai ministrar a importância da toponímia na organização e gestão do território, planeamento territorial com base na gestão sustentável de terras, elaboração e sistema do Orçamento Geral do Estado (OGE), gestão de terras e promoção do investimento privado local.
Na abertura do evento, o vice-governador de Malanje para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Duarte Ginga, destacou a importância do planeamento territorial como ferramenta para a expansão urbana e outros desafios tendentes a adequação das infra-estruturas no ordenamento do território.
Considerou que o ordenamento do território não é apenas uma questão técnica, mas sim um mecanismo alinhado ao futuro das cidades, por isso, ao se projectar construções, deve-se ter em atenção as estratégias que garantem o crescimento sustentável, inclusão social e o respeito ao meio ambiente.
Em relação a formação, Duarte Ginga considerou como sendo fundamental para melhorar a governação local, pois só com profissionais bem preparados as vilas municipais poderão implementar políticas mais eficientes, garantindo assim cidades mais organizadas e resilientes.
A formação é a primeira do género que acontece na província de Malanje. RM/NC