Cuito – Os gestores públicos da província do Bié participam desde hoje, segunda-feira, numa acção de capacitação em matérias ligadas à comunicação, ética, gestão de conflitos e liderança na administração pública.
A acção formativa, uma iniciativa do Governo da Província do Bié e com duração de três dias, visa munir os participantes de conhecimentos e ferramentas essenciais que lhes permite aprimorar as suas habilidades profissionais para um maior desempenho das suas tarefas.
Ao discursar na abertura do certame, que decorre na Mediateca Abel Abraão, o governador em exercício do Bié, Edgar Hilário, lembrou aos presentes de que uma boa comunicação constitui um canal que não apenas transmite informação, mas que também constrói relacionamentos de confiança entre servidores, gestores e cidadãos.
Por outro lado, referiu-se à gestão de conflitos como uma habilidade que se revela vital no sector público.
“Os conflitos são naturais em qualquer organização e saber como mediá-los e resolvê-los de maneira eficaz é fundamental, de modo a manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, afirmou o responsável.
Quanto à ética, disse que deve ser o pilar de todas as acções e decisões na administração pública.
Dentre os princípios que norteiam a ética, destacou a transparência, a responsabilidade e a equidade, que, para ele, são fundamentais para que os gestores públicos possam exercer uma liderança responsável e inspiradora.
Ao falar da liderança, sublinhou que ser líder exige-se mais do que exercer a função de comando, como a capacidade de inspirar, motivar e guiar equipas rumo aos objectivos comuns, além de promover um ambiente inclusivo, onde todos se sintam valorizados e reconhecidos.
Os participantes estão a debater temas como: “A liderança eficaz e eficiente como factor de sucesso da administração pública”, “Comunicação e oratória da alta performance”, “Integridade e o controlo institucional”e “Gestão de stress e conflitos”.
Participam no evento, que tem como facilitador o professor universitário e empresário Felisberto Ngola Chamuanga, mestre em liderança e sustentabilidade, os detentores de cargos de direcção e chefia do Governo da província e das administrações municipais, bem como dos órgãos executivos da Delegação Provincial do Interior do Bié. VKY/PLB