Malanje- Gestores escolares e professores em Malanje, participam desde hoje, numa jornada do educar, que visa analisar a saúde escolar na perspectiva da gestão educativa, rumo ao reforço da consciência colectiva e da docência na formação do homem.
Promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, o evento enquadra-se nas comemorações do dia nacional do educador, a assinalar-se a 22 deste mês e visa incentivar os agentes da educação para a busca contínua do conhecimento, tendo em conta a actual demanda educativa e social do país.
Durante três dias, os participantes vão abordar matérias como o imperativo para o sucesso escolar dos alunos, causas, consequência e diferentes formas de violência na escola, função social da escola na sociedade da informação, emergência de novos paradigmas e subsídios para um modelo de gestão eficaz nas instituições de ensino, entre outras.
Na abertura, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda considerou a educação como factor de desenvolvimento social e humano, daí a necessidade de os docentes reflectirem em torno do seu papel na formação do homem para enfrentar os desafios do mundo moderno.
“Enquanto educadores os professores são arquitectos do futuro, por isso devem estar envolvidos cada vez mais na formação dos jovens e manterem-se firmes na ética, ciência, deontologia e na humanização do exercício da docência”, frisou.
Franco Mufinda apontou a inovação pedagógica e abordagens diferenciadas da docência como elementos fundamentais para o sucesso do ensino e aprendizagem, pelo que, os professores devem adaptar esse processo às necessidades e contextos dos alunos, face as constantes mudanças sociais que se registam no país.
Por outro lado, apelou aos gestores de educação no sentido de superarem as suas habilidades e competências, devendo para tal aproveitar ao máximo a jornada ora aberta, bem como outras futuras acções formativas, para além de promoverem a educação digital nas instituições de ensino, para que os alunos estejam cada vez mais conectados com as tecnologias de informação e comunicação.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório disse que o evento visa reflectir o perfil do professor enquanto agente de transformação social, bem como promover a educação digital no ambiente escolar.
Entretanto, reconheceu a dedicação e o esforço dos professores que diariamente imprimem diante dos exigentes desafios e transformações que se impõem para a promoção de uma educação de qualidade.
O evento decorre sob o lema “Valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contrato social para a educação” e nele participam responsáveis do Gabinete Provincial da Educação, gestores escolares, professores, pais, encarregados de educação, entre outros convidados. RM/NC