Saurimo – Cento e 84 casos de violência doméstica foram registados na província da Lunda-Sul, em 2024, representando um aumento de 30 em comparação com o ano 2023.
A informação foi prestada esta sexta-feira, em Saurimo, pela directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Luísa Martins, sublinhando que dos casos registados, 87 foram resolvidos e 97 estão pendentes.
Dos casos registados, prosseguiu, destaca-se o abuso sexual, psicológico, verbal, agressão física, conflito patrimonial e abandono familiar.
Acrescentou que 35 crianças , das 38 desaparecidas em 2024, regressaram ao convívio familiar, no quadro da reunificação, faltando três , sendo uma de Saurimo e duas da Lunda-Norte.
Por outro lado, fez saber que o aumento de casos deve-se a muitos factores, com realce para a falta de diálogo, acreecentando que para contrapor o cenário , a instituição vai intensificar as acções de sensibilização, incentivando a cultura de denúncia.
No quadro da assistência social, prosseguiu, 6.487 famílias vulneráveis beneficiaram de cestas básicas, para além dos lares de acolhimentos, casas sociais e 75 albinos que recebem produtos alimentares, de higiene, kits de proteção solar , entre outros bens.
Durante o período em balanço, disse, foram igualmente distribuídas 43 cadeiras de rodas, sendo 35 para adultos e oito para crianças, assim como 10 triciclos.
Como perspetivas para o presente ano, a responsável apontou o reforço da assistência social à famílias vulneráveis, portadores de deficiência, idosos, intensificação da sensibilização nas comunidades, visando o combate da violência doméstica, capacitação de quadros, entre outras acções.JW/HD