Gambos – O provimento de incentivos para a produção agrícola, a formação técnica de agricultores e o fornecimento de animais de pequeno porte para o fomento são algumas das acções que a Administração dos Gambos, na Huíla, desenvolve para empoderar as famílias do município.
Falando num encontro para saudar o Dia da Família, que hoje, quarta-feira, se assinala, o administrador municipal, Francisco Barros, considerou vital apostar no emponderamento das famílias, para mitigar as dificuldades que vários agregados enfrentam.
Para além dos apoios materiais, disse, as autoridades reforçaram a sua atenção na disponibilização de transportes e na educação, com a construção de novas escolas em aldeias que não tinham, assim como na expansão dos serviços de saúde, factores que ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias.
No evento, que decorreu sob lema ”Investir nas famílias e no alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável”, Francisco Barros foi encorajado pelos participantes a prosseguir com as políticas que visam melhorar a vida das populações.
Tido como o município com a população mais pobre da Huíla, os Gambos, que dista a 156 quilómetros a Sul do Lubango, é detentor do maior efectivo ganadeiro da província, com mais de um milhão e 500 mil cabeças, e potência em rochas ornamentais.
Tem uma população estimada em 107 mil e 600 habitantes, cuja actividade principal é a pecuária.
O Dia Internacional da Família, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, assinala-se anualmente a 15 de Maio. Foi celebrado pela primeira vez em 1994.
A sua celebração visa, entre outros objectivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil, bem como reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que a compõem. MS