Gambos – O município dos Gambos, província da Huíla, conta com quatro novas represas para retenção da água para mitigar os efeitos da seca, um fenómeno cíclico na municipalidade.
Trata-se de três pequenas represas que foram construídas pela ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) e pela Administração local, para aproveitamento das famílias e o fortalecimento de furos.
O dique da administração pode reservar de até cinco mil metros cúbicos de água, a partir do rio Caculuvar, e as restantes três têm menor capacidade de armazenamento do que a primeira.
Para além dos novos reservatórios, o município conta com 16 açudes já antigos, das quais oito estão na comuna Chibemba e as restantes na do Chiange, que servem ainda para o aproveitamento das famílias e de apoio à criação de animais.
A informação foi avançada à ANGOP esta sexta-feira pelo administrador Francisco Barros Leonardo, referindo que as represas construídas ainda são insuficientes, pois o município precisa, no mínimo, de uma represa para cada aldeia, pois existem linhas de água que têm ido para os rios sem qualquer aproveitamento.
“Pensamos que a formação da população local é fundamental, o que pode ser uma forma de combater a vulnerabilidade, daí termos introduzido a formação técnico-profissional a nível da saúde e agora temos já um núcleo de ensino superior”, continuou.
Considerou que a educação é um pressuposto indispensável para o desenvolvimento, enquanto aguardam a efectivação dos grandes projectos estruturantes anunciados pelo Executivo, consubstanciados na construção de uma barragem denominada “Ombala dos Rei dos Gambos” para vai acumular milhões e milhões de metros cúbicos.
Lembrou que o município prevê ainda beneficiar de uma estação de tratamento de água na Chibemba para 720 metros cúbicos/dia, com a construção da barragem de N'ompombo no município da Chibia, que vai produzir 82 milímetros cúbicos/ano.
Francisco Barros Leonardo reforçou que querem inverter a pirâmide da seca e fome, transformando o município dos Gambos num pólo de desenvolvimento social.
O município dos Gambos com uma dimensão territorial de oito mil 150 quilómetros quadrados, dista a 150 quilómetros a Leste da cidade capital da província da Huíla e tem uma população estimada em 104 mil 412 habitantes, distribuídos nas suas duas comunas, Chibemba e Chiange. EM/MS