Menongue – Quarenta cadeiras de rodas e triciclos manuais para crianças e adultos foram doados, hoje,sábado, em Menongue, pelo Fundação Lwini, no quadro da solidariedade para com pessoas portadoras de deficiência física.
Trata-se da entrega de 20 cadeiras para adultos, 10 para crianças e igual número de triciclos manuais, bem como muletas canadianas, 15 varas de orientação e igual número de óculos para invisuais e relógios para deficientes.
O grupo de beneficiários recebeceu também quatro atados de roupa usada, um kit de cozinha mecânica, máquinas de costura, kits de electricidade e agricultura, para o fomento do auto- emprego.
Em declarações à Imprensa, o director executivo da Fundação Lwini, Alfredo Monteiro Ferreira Júnior, afirmou que ao longo dos 25 anos de existência da organização já distribuiram acima de 30 mil cadeiras de rodas, num valor estimado em dois milhões de dólares norte-americano.
No quadro das comemorações dos 25 anos, a serem assinalados a 30 de Junho, anunciou que estão previstas várias inaugurações em Luanda, com destaque para a fábrica de reciclagem de cadeiras de roda, com capacidade de produzir 400 cadeiras por ano.
No quadro das comemorações serão também entregues entre três a quatro instalações para a facilitação de trabalho de pessoas com deficiência.
O responsável fez saber que o Cuando Cubango é a sétima província a ser visitada pelo Fundo Lwini, numa actividade que decorre desde Março, estando ainda por visitar o Cuanza Sul.
“As visitas tem por objectivo municiar os deficientes físicos com meios de locomoção que fazem muita falta e absorver junto das autoridades locais, as principais dificuldades no capítulo da formação profissional, escolas do ensino especial e entrega de kits de trabalho”, sublinhou.
Alfredo Monteiro Ferreira Júnior disse que a instituição vai juntar-se aos esforços do Governo, com vista a contribuir na diminuição do índice de desemprego das pessoas com deficiência, com a promoção da formação profissional dessa franja da sociedade, para facilitar o acesso ao mercado de emprego.
Disse que os kits ora entregues espera contribuir na criação de postos de trabalho, a exemplo das Lundas, criar centros de produção de artesanato e outras ocupações que posam em regime de cooperativa agregar as pessoas com deficiência e melhorar a condição de vida.
Avançou que no dia 30 Junho, será realizada uma cerimónia que vai agregar todos os casos de sucesso existentes nas 18 províncias, para se testemunhar as experiências aos demais portadores de deficiência, com vista a seguirem os exemplos.
A Fundação tem projectos em funcionamento em todo o país, nas áreas de saúde, apoios aos centros ortopédicos e escolas do ensino especial.
Neste ano, a Fundação procedeu a entrega de uma sala de estimulação sensorial na província da Huíla, estando prevista outra em Malanje, no decorrer dos próximos meses.
Por seu turno, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Cuando Cubango, João Bonifácio Cassanga, enalteceu o gesto da organização, tendo reconhecido o esforço da Fundação Lwini na atenção e solução dos problemas que afligem as pessoas com necessidades especiais.
Encorajou a Fundação no sentido de manter esta posição de apoio humano e solidário para a inclusão social e até produtiva desta franja da sociedade.
O Habinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, controla na província mais de sete mil pessoas com deficiência física no Cuando Cubango. MSM/JSV/NE