Lobito - Um projecto denominado "Tata Uhayele" (cuide da sua saúde) será lançado esta sexta-feira, na cidade do Lobito (Benguela), pela Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento da Comunidade.
Segundo uma nota daquela instituição, o projecto será implementado em parceria com o Ministério dos Transportes, que vai participar através do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), com carruagens clínicas.
O objectivo da Fundação é prestar cuidados de saúde às comunidades vulneráveis ao longo do Corredor do Lobito, cobrindo as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
As clínicas móveis vão prestar serviços de odontologia e oftalmologia para crianças e adolescentes, dos zero aos 17 anos de idade.
Quanto às frequências, está previsto realizar-se seis viagens em seis meses e atender mais de mil utentes.
A nota informa ainda que, no primeiro ano de actividade, prevê-se atender dois mil pacientes por viagem, durante duas semanas, nos seis postos de paragem.
De acordo com esta estimativa, durante um ano espera-se beneficiar cerca de cem mil cidadãos.
A Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento da Comunidade foi criada no dia 20 de Fevereiro de 2020, tendo como líder a primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço. TC/CRB