Luanda - Reforçar os projectos ligados ao ensino especial e apoio às pessoas com deficiência no país, com vista a melhorar a vida da população, principalmente da zona rural, continua a ser a prioridade da Fundação Lwini.
A afirmação é do director executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira, acrescentando que, dentro do quadro de actuação existem projectos já em plena execução ligados a integração pelo trabalho, mobilidade das pessoas, saúde, formação profissional e de ensino de crianças com necessidades educativas especiais.
Falando no acto comemorativo antecipado dos 26º anos da Fundação, que se assinala a 30 deste mês, realçou que a concretização dos projectos passa necessariamente pela contínua parceria com o Estado, através de infraestruturas já existentes.
“O ensino especial é uma das áreas prioritárias da nossa Fundação, por isso há toda uma necessidade de se trabalhar com o Estado angolano, onde o nosso contributo se cinge na entrega de equipamentos e atribuição de pacotes formativos“, frisou.
A par de todos trabalhos implementados, prosseguiu, tem havido uma contenção com relação aos projectos do meio rural, pelo que estão a ser traçadas estratégias para um maior envolvimento de toda sociedade..
No que toca aos projectos de locomoção, disse que continuam a trabalhar com entrega de equipamentos de mobilidade, através de meios de compensação como muletas, triciclos manuais e cadeiras de rodas.
Para este ano, a Fundação pretende introduzir um novo meio de transporte para os estudantes universitários, de formas a facilitar a locomoção, principalmente na população do meio urbano.
“São centenas de encontros que mantemos e o brilho do olhar das pessoas que nos interpelam todos os dias que nos animam e ajudam a manter acesa a chama da solidariedade que assumimos como nossa principal divisa, fazendo sempre a diferença e demonstrando a excelência do nosso trabalho que queremos cada vez mais humanizado e incessante”, referiu.
A Fundação Lwini foi criada a 30 de Junho de 1998 e constitui uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos e de interesse geral, dotada de personalidade jurídica. É uma instituição de solidariedade social que tem por objecto o angariamento de fundos e a execução de acções de apoio às vítimas civis de minas terrestres.
Os fundos angariados são dedicados às vítimas civis de minas, principalmente as mulheres e crianças. Espera-se que através deste programa as vítimas de minas estejam em posição de manter uma vida sustentável. EVC/PA