Lubango - Três instituições do Lubango e uma da Jamba, na Huíla, beneficiaram nesta quinta-feira, de uma doação da Fundação Lwini, no âmbito dos projectos “Esperança, Mobilidade e Liberdade”, “Combate à Pobreza” e “Integrar pelo Trabalho”.
Trata-se da segunda doação feita na Huíla em um mês, para benefício de mais de 200 pessoas vulneráveis e com deficiência física.
Na ocasião, o director executivo da fundação, Alfredo Ferreira, ressaltou o compromisso da instituição no auxílio às pessoas vulneráveis e enalteceu o nível de organização das estruturas de apoio social da província.
O Centro Ortopédico do Lubango, Segundo o responsável, ganhou cadeiras de rodas, equipamento para fisioterapia e muletas canadianas.
Já o Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género recebeu calçados, roupa usada, meios de locomoção, óculos e relógios para invisuais, bem como kits de trabalho para corte e costura, mecânica e serralharia.
Segundo a fonte, foi igualmente contemplada a escola do Ensino Especial do Lubango com material de estimulação sensorial, escolar e lúdico.
Para o director da Escola do Ensino Especial do Lubango, Vicente Kamassuno, o número de alunos com deficiência é cada vez maior e o material recebido vai ajudar a suprir algumas dificuldades.
A fundação Lwini trabalha em quatro projectos a nível do país. O primeiro integra pessoas vulneráveis ao trabalho, outro de restitução da capacidade de mobilidade, um de combate à pobreza e último orientado para o apoio às crianças com necessidades educativas especiais.