Luanda – Cento e cinquenta meios de locomoção e compensação, entre cadeiras de rodas e muletas, foram entregues hoje, terça-feira, em Luanda, a Fundação Lwini para apoiar as pessoas portadoras de deficiência.
A oferta foi feita pela Embaixada da Turquia em Angola, que recepcionou, da Associação Igel Charity, um valor financeiro para a compra dos referidos meios.
A ajuda se enquadra no centenário da República da Turquia, assinalado no dia 29 de Outubro, e no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado a 3 de Dezembro.
O embaixador da Turquia em Angola, Ufuk Ekici, augurou que a oferta ajude a melhorar a vida de algumas pessoas necessitadas e sensibilize a sociedade para aceitar e respeitar as pessoas com deficiências.
Disse que só com o apoio, compreensão e respeito mútuo se cria uma sociedade mais forte e resistente, construindo um futuro melhor onde todos têm um lugar distinto.
“De facto, estamos reunidos hoje para mostrar o nosso apoio e solidariedade a favor das pessoas desfavorecidas da nossa sociedade”, realçou o diplomata, para quem uma pessoa com deficiência mental ou física possui os mesmos direitos.
A Fundação Lwini fará a distribuição de cadeiras de rodas e muletas as pessoas necessitadas, de acordo com a sua base de dados.
A Associação Igel Charity é uma organização humanitária reconhecida e apoiada pelas autoridades suíças e turcas.
Na ocasião, a representante da Fundação Lwini, Joana Lina, agradeceu o gesto e felicitou a República da Turquia, uma parceira de Angola.
“Estamos bastante gratos por esta doação e, com isso, sentimos que estamos a caminhar bem. Juntos da República turca, encontramos uma identidade e objetivos iguais, que consiste em chegar, cada vez mais, próximo das pessoas que necessitam de uma acção solidária”, frisou.
Salientou que é gracioso ver o sorriso e a felicidade no rosto das pessoas beneficiadas.
A Fundação Lwini, criada a 30 de Junho de 1998, é
é uma instituição de solidariedade social que tem por objecto social o angariamento de fundos e a execução de acções de apoio ás vítimas civis de minas terrestres.
Os fundos angariados são dedicados ás vítimas civis de minas, principalmente as mulheres e crianças. EVC/OHA