Luanda – A Fundação Lwini recebeu esta quinta-feira, em Luanda, cinquenta cadeiras de rodas para ajudar as pessoas portadoras de deficiência física.
Os meios foram entregues pela embaixada da Turquia em Angola, no quadro das comemorações do centenário da Turquia, celebrado a 29 de Outubro último.
As cadeiras serão entregues em função das solicitações inseridas na base de dados da Fundação Lwini.
Na recepção, o embaixador da Turquia em Angola, Ufuk Ekici, augurou que as cadeiras minimizem as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência física.
Para o embaixador, Angola e a Turquia têm uma boa parceria política e económica que deve perdurar por muito tempo.
"Essa é a segunda vez que entregamos meios de locomoção e compensação a Fundação Lwini, que fará chegar às pessoas necessitadas. Isso nos dá um sentimento de felicidade”, disse o diplomata, para quem a entrega dos meios manifesta a amizade e solidariedade existente entre os dois países.
Os meios foram financiados pela associação turca IGEL, uma associação não governamental que actua na área da acessibilidade e outros projectos sociais.
Na ocasião, o director executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira, lembrou que a parceira dura cerca de 10 anos, tendo iniciado com o fornecimento de equipamentos no sector da saúde, concretamente na área de pediatria, num projecto denominado “pequenos corações”.
Informou que para este ano, a Fundação Lwini e a Embaixada Turca têm delineado dois projectos nas áreas de reabilitação de próteses e da educação, propriamente no ensino especial.
Criada a 30 de Junho de 1998, a Fundação Lwini é uma instituição de solidariedade social que tem como propósito ajudar às vítimas civis de minas terrestres. EVC/OHA