Icolo e Bengo - A Fundação António Agostinho Neto (AAN) lançou, esta quarta-feira, no município do Icolo e Bengo, um ciclo de conferências denominado Netianas.
De acordo com a presidente da fundação, Maria Eugénia Neto, que lançou o projecto, o Ciclo de Conferências Netianas é um instrumento passível de gerar conhecimnetos e objectiva promover debates à volta das diferentes facetas do Herói nacional, António Agostinho Neto.
Pretende-se que as novas gerações continuem a munir-se de bastante elementos, visando um conhecimento mais dilatado daquele que ousou desafiar o regime colonial, salientou.
A escolha do Icolo e Bengo, para o lançamento do projecto, no mês dedicado ao Fundador da Nação, visa homenagear a gesta nacionalista que pisou este solo, em que vários angolanos levantaram-se contra a administração colonial, reivindicando o fim do sistema do contrato que levou vários angolanos para trabalho forçado em São Tomé, ou reagindo corajosamente contra a prisão de Agostinho Neto.
Maria Eugénia Neto considera importante que a juventude aprimore a sua curiosidade, mergulhe mais profundamente nos anais da história de Angola, pesquisando Agostinho Neto e outros heróis, homens e mulheres, que se bateram de forma voluntária, apaixonada e abnegada, para que todos hoje pudessem ter acesso as dinâmicas do mundo moderno, na condição de livres. AJQ