Huambo - Os funcionários da Delegação da Agência Angola Press (ANGOP) na província do Huambo abordaram, esta quinta-feira, as causas e consequências do consumo de bebidas alcoólicas e drogas, durante uma palestra promovida pelo INALUD.
A palestra, que marcou a abertura da Jornada Abril-Jovem, foi orientada pelo responsável do Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD) na província do Huambo, Nelson Pedro Nhanga.
Na ocasião, apontou o consumo de bebidas alcoólicas como uma das principais causas do absentismo e factor que retarda a promoção de muitos quadros nas instituições públicas e privadas.
O responsável destacou, entre as consequências, a desestruturação familiar, os incestos, a prostituição, a violência doméstica, a delinquência juvenil e os problemas psico-mentais.
Considerou os traumas familiares, os factores económicos e sociais, o estigma e a discriminação, como sendo as principais causas do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que muitas das vezes provocam mortes e outras consequências.
Para combater este mal, apelou ao maior engajamento das famílias, sem descurar o Estado, na educação e orientação dos filhos, para melhor enquadramento na sociedade.
Quanto a escolha da ANGOP, para a abertura da jornada Abril-Jovem, inserida neste mês, dedicado à juventude, Nelson Pedro Nhanga, disse que resultou da parceria que esta instituição, ao nível do Huambo, tem demonstrado no apoio às vítimas deste mal, com a distribuição, em 2021, de bens de primeira necessidade e Bíblias Sagradas (Novo Testamento) aos mais de 50 tóxico-dependentes que, na altura aguardava por recuperação na Fazenda da Esperança, no município do Cachiungo.
Acrescentou que um outro motivo está relacionado com a divulgação de matérias jornalistas credíveis sobre o combate o consumo de bebidas exagerado de alcoólicas e drogas, na perspectiva da construção de uma sociedade próspera.
Por sua vez, o delegado da ANGOP na província do Huambo, Aurélio Janeiro Sacalei Soi, enalteceu a iniciativa do INALUD, ao reafirmar a contínua colaboração nas acções de combate às drogas.
O Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INANUD), foi criado por via do Decreto Presidencial nº 231/13, de 30 de Dezembro, com o objectivo de promover a implementação de políticas integradas de prevenção, redução e combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, uso nocivo de álcool e a diminuição das tóxico-dependências.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
Anualmente, comemora-se, a 30 de Outubro, o aniversário da Agência Angola Press.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.
É a única agência de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional. MLV/JSV/ALH