Luanda – A coordenadora do Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade do Género, Milena da Costa, apelou, esta quinta-feira, em Luanda, à sociedade civil, em particular as mulheres, no sentido de reforçarem a literacia digital, de modo a garantir maior segurança e evitar casos de burla nas redes sociais.
Em declarações à ANGOP, no final de uma acção formativa sobre segurança digital, a responsável referiu que muitos cidadãos têm sido vítimas de burlas nas redes sociais por disponibilizarem informações tanto pessoais como profissionais, sobretudo no Facebook e no Instagram.
“Muitos cidadãos têm sido alvo de burlas, sobretudo de valores monetários, nas redes sociais por distracção, pois passam informações indevidas. Por isso, temos promovido seminários com vista à combater estes males, capacitando as mulheres da organização e não só sobre segurança digital”, salientou.
Durante a acção formativa, os participantes abordaram temas relacionados com os ataques e difamações online, como evitar o vazamento de informações pessoais ou das empresas, protecção de dados, entre outros.
Com a duração de três dias, o seminário foi promovido pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade do Género, em parceria com o Centro de Inovação Tecnológica da Nigéria (CCHUB), e contou com a participação de profissionais da comunicação social, representantes de organizações da sociedade civil e estudantes.JAM/MCN