Luanda – Mais de cinco mil pessoas vão participar da terceira edição do Fórum de Tecnologia e Educação que estará focado na qualificação do capital humano, informou o promotor do evento, Zacarias Quinquela.
A informação foi avançada nesta quarta-feira, em conferência de imprensa, a propósito do fórum que decorrerá de 27 a 29 de Novembro próximo, em Luanda.
Segundo o responsável, o evento será realizado sob o lema "planear o futuro e transformar gerações”, tornando-se um diferencial das edições anteriores que tiveram a duração de dois dias.
De acordo com Zacarias Quinquela, o encontro vai agregar gestores educacionais, professores, investigadores, empresários e representantes de organizações públicas e privadas.
Disse que a edição 2024 vai promover a inovação e a colaboração, proporcionando um espaço enriquecedor para discutir o futuro da educação em Angola.
Precisou que esta edição será mais dinâmica e interactiva, permitindo que os patrocinadores desenvolvam e apresentam as suas próprias modalidades temáticas.
Por sua vez, o presidente da Associação Nacional do Ensino Privado (ANEP), António Pacavira, realçou que o evento vai facilitar os contactos que visam elevar a literacia digital e dinamizar o ensino nesta vertente.
Conforme o responsável, as crianças actualmente possuem capacidades aliadas ao desenvolvimento tecnológica, mas precisam de esdtimular tais capacidades cognitivas, com o intuito de acompanharem a dinâmica actual e contribuírem, cada vez mais, para uma educação de qualidade.
Fez saber que está em curso um projecto de distribuição de mais de cinco mil computadores, para impulsionar a literacia digital.
Revelou que o projecto vai permitir que os encarregados de educação comprem computadores para os estudantes da primária até ao segundo ciclo, a um preço acessível para o mercado e em várias prestações.
Revelou igualmente que foi firmado uma parceria entre a ANEP e a empresa organizadora do evento, para fomentar a cultura da literacia digital.
O evento visa promover a troca de conhecimentos e boas práticas e está alinhado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável número 4 da ONU, focando numa educação inclusiva e de qualidade.
O FTE 2024 é promovido pela Chimuma Comunicação, em colaboração com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), através do INFOSI, e do Ministério das Relações Exteriores (MIREX). JAM/OHA