Luena - O fornecimento de energia eléctrica à cidade do Luena foi restabelecido esta terça-feira, com a superação do problema técnico que afectou o grupo geradores da central térmica da Wartsila durante uma semana.
A central térmica de Wartsila, produtora de 20 dos 30 megawatts que iluminam a cidade do Luena, capital do Moxico, sofreu uma “perturbação” no software de sincronização com a outra central térmica do Luena.
A falha impossibilitou a informação com a sub-estação do Luena, responsável pela geração de energia eléctrica que é transportada para as residências, causando restrições em muitos bairros desta urbe.
Em declarações hoje à ANGOP, o director do Gabiente Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos do Moxico, Honorato Sacuparica, garantiu que os técnicos da PRODEL conseguiram superar três dos quatro geradores.
O responsável disse que até ao momento a cidade está a ser abastecida por 15 MW da central eléctrica da Wartsila, sete da barragem de Tchiumbwe e os restantes provenientes da central térmica da Yundai, considerando-os suficientes para assegurar o forneciemento regular de energia eléctrica à população.
Garantiu que os técnicos continuam a trabalhar com vista a superar a avaria do quarto gerador da central térmica da Wartsila, para elevar para 29 MW.