Malanje- Noventa e nove efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), terminaram, esta quarta-feira, o I curso de instrução básica penitenciária militar, visando promover a administração da justiça nos diferentes órgãos militares.
Trata-se de efectivos de diferentes áreas das FAA, que receberam formação de instrutores penitenciários, durante 45 dias, promovida pelo Estado Maior General das FAA, através da Direcção Geral dos Serviços Penitenciários castrense.
Durante o curso, os formandos frequentaram aulas relacionadas com o controlo, reeducação e segurança penal, ordem interna, direitos humanos, normas reguladoras da disciplina militar, lei dos crimes militares e educação patriótica, entre outras matérias que os habilitam a trabalhar nos estabelecimentos penitenciários militares do país.
No acto de encerramento, o Comandante adjunto para Educação Patriótica do Exército Nacional, Tenente-general José Marques, disse que o curso enquadra-se no âmbito das estratégias de reestruturação, redimensionamento, fortalecimento e preparação militar combativa individual das FAA para o período 2023/26.
José Marques destacou a necessidade da contínua preparação técnica dos efectivos das Forças Armadas Angolanas, tendo realçado que os Serviços Penitenciários militares são de extrema importância para as tropas, enquanto órgão da administração da justiça militar no processo penal de instrução preparatória e julgamento.
Entretanto, apelou aos formandos no sentido de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, com audácia, sapiência e profissionalismo para corresponder com as expectativas das FAA.
Por sua vez, o comandante da Unidade Penitenciária Militar de Malanje, tenente-coronel João Lima reconheceu os esforços empreendidos pelo Estado Maior das FAA em prol da resolução das preocupações dos efectivos, sobretudo no que toca ao profissionalismo.
Considerou proveitosa a formação, pois os efectivos souberam dar o seu melhor e elevado grau de disciplina durante a mesma, tendo se comprometido em tudo fazer com vista a melhoria das condições da escola, para que os próximos formandos estejam melhor acomodados e cumprir com as missões confiadas.
O encerramento do curso culminou com demonstrações de algumas técnicas militares e patenteamento de vários efectivos. NC/PBC