Luanda – Kaweche Kaunda, filho do ex-presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, encorajou, esta sexta-feira, em Luanda, os jovens angolanos a apostarem na formação, de modo a contribuírem no desenvolvimento económico e social do país.
Em declarações à imprensa, no final de uma audiência com o vice-governador de Luanda para o sector económico, Jorge Miguêns, Kaweche Kaunda referiu que a potenciação da juventude constitui um mecanismo de garantir o futuro da sociedade.
“O meu pai, enquanto Presidente da Zâmbia, sempre falava que a juventude é que estará a dirigir os grandes projectos em prol do desenvolvimento e da unificação do país. Por isso, esta é uma mensagem que levo para o povo zambiano”, salientou.
Por seu turno, o vice-governador de Luanda congratulou-se com o encontro, por permitir colher conselhos úteis sobre questões governativas, assim como abordar questões relacionadas com a história dos dois países, tendo como referência a visão do ex-líder da Zâmbia sobre a importância da capacitação dos jovens.
O encontro foi antecedido de uma visita guiada às instalações do Governo Provincial de Luanda.
Kaweche Kaunda participou quinta-feira no colóquio internacional alusivo ao centenário natalício do pan-africanista zambiano, Kenneth Kaunda.
O evento, que reuniu políticos, estudantes, entre outros convidados, foi promovido no âmbito da presidência de Angola na SADC.
Kenneth David Kaunda é considerado o Pai da Independência e Primeiro Presidente da República da Zâmbia.
Foi anfitrião da Cimeira dos Estados da África Austral que fundou a Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC), predecessora da SADC, a 1 de Abril de 1980.
Ao longo do período do conflito interno em Angola, a Zâmbia foi um dos destinos que acolheu muitos nacionalistas e teve muitas iniciativas para a busca da paz contaram com a hospitalidade do referido Estado, sem desprimor para o contributo dado por altura da luta de libertação nacional.ANM/MCN