Talatona – Fiéis e Líderes Religiosos vão, neste sábado (08), realizar uma marcha pacífica e patriótica em protesto contra a vandalização de bens públicos, o desrespeito aos órgãos de soberania, entidades do Governo e o resgaste dos valores morais e cívicos, disse nesta quinta-feira, em Luanda, o director para os Assuntos Religiosos (INAR), Adilson de Almeida.
De acordo o responsável, que falava à imprensa, no final do encontro com líderes religiosos realizado pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola, Minha Terra, Minha Pátria, Meu País do MOVANGOLA, referiu que a “marcha será pacifica” e espera dez mil pessoas.
Durante a marcha, com início previsto para às 09 horas no Largo das Escolas e com término na Cidadela Desportiva, serão proferidas mensagens de paz, de união das famílias, de encorajamento para uma Angola melhor.
“Queremos moralizar a sociedade, encorajar os cidadãos que a boa imagem das pessoas vale muito, não devemos usar as redes sociais para xingar as pessoas, altas entidades e instituições do estado, e sim, promovermos uma boa cidadania e defesa da paz social.
A marcha foi organizada pelo Movangola com apoio institucional do Ministério da Cultura e do INAR para moralização da sociedade, assente em três pilares, nomeadamente o repúdio dos bens públicos, respeito pelos órgãos de soberania e resgate de valores morais.
Durante encontro de Concertação e Reflexão Sobre a Participação das confissões Religiosas no Processo de Consciencialização e Preservação de Bens Públicos, Respeito aos Órgãos de Soberania e Resgate de Valores Morais e Cívicos, organizado pelo movimento Minha Terra Minha Mãe (Movangola), foram abordados temas como “ Respeito aos órgãos de soberania”, Preservação de Bens Públicos, Resgate de Valores Morais e Cívicos, entre outros.
Na ocasião, o bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Os Tocoistas), Afonso Nunes, que intervia no tema “ O Papel da Igreja na Moralização da Sociedade, sublinhou que não se pode calar e se ficar impávidos e serenos quando os valores fundamentais da vida estão a ser açambarcados..
Defendeu que se deve estreitar cada vez mais a relação entre as igrejas e os governos, e o governo e as igrejas e a sociedade no seu todo para que se possa sair vitorioso dessa batalha de recuperação de valores perdidos.
Para o líder espiritual, as escolas devem ser vistas como espaços onde a extensão da missão da igreja e dos valores sociais e espirituais podem ser inculcados no coração dos jovens e não só.
Por sua vez, o Presidente da Direcção Central do MOVANGOLA, Antonio Alcino Sawanga, considerou que ações do género devem ser multiplicadas para durar a paz que veio para ficar que só será mantida com o resgate dos valores morais e cívicos.
Explicou que ações do gênero serão multiplicadas em várias aldeias do país.
O encontro reuniu líderes de várias igrejas.Giz /JCB