Lubango - Trinta efectivos da Polícia Nacional, dos Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), na Huíla, foram capacitados em técnicas de busca, resgate em situações de risco e de acidentes, por instrutores americanos.
O treinamento feito em aulas teóricas e práticas, na segunda e hoje, terça-feira, está inserido no 1º Festival Internacional de Escalada de Angola, aberto no pretérito dia 16 do mês em curso e que encerra domingo, 25, nas escarpas da Serra da Leba.
O festival, promovido pela Climb Angola em parceria com a Associação de Promotores e Operadores de Turismo (HOTOUR), cuja formação teve como finalidade, reforçar o conhecimento dos técnicos, para a preservação da vida e minimização dos danos causados por acidentes ou desastres naturais.
Em declarações à ANGOP, o presidente do conselho executivo da HOTOUR, João Lopes, afirmou ter sido uma formação gratuita, onde os formandos aprenderam as técnicas básicas de resgate de vítimas de acidentes e quedas de precipícios, uma acção ministrada por um casal americano, especialista em escalada e alpinismo.
Referiu que após o festival, que passará a ser realizado anualmente com a capacitação em resgate, vai ser criado um núcleo de capacitação e os formadores vão deixar o material usado no evento para os bombeiros puderem praticar e formarem outras pessoas.
Frisou tratar-se de cordas, roldanas, mosquetões, entre outros materiais necessários para o processo, que vão ficar sob custódia do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da província, em função de ser a instituição que mais utiliza tais equipamentos em detrimento da PN e do INEMA.
Salientou que a oficina de resgate adequado é fundamental para que os profissionais possam realizar as técnicas afins de forma eficiente e segura.
Existem diversos tipos de técnicas de resgate, cada uma adequada a uma situação específica. Entre as mais comuns consta os resgates em altura, em água, em veículos, em desastres naturais e em espaços confinados, utilizando cordas, mosquetões, bóias, detectores de vida, entre outros materiais.
Essas técnicas são aplicadas por profissionais que utilizam equipamentos específicos para garantir a segurança tanto das vítimas quanto dos técnicos.
Para além do treinamento para polícia, bombeiros e os técnicos do INEMA, o Festival Internacional de Escalada de Angola está a realizar outras actividades, como o slacklining, workshop de aparafusamento, desenvolvimento de rotas, aulas de escalada, música ao vivo, noites de cinema, dança tradicional e artesanato local. EM/MS